Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

OnePlus 10: eis as principais alterações ao design dos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A OnePlus apresentou os seus atuais topos de gama relativamente cedo tendo em consideração o calendário de lançamentos habitual da fabricante chinesa. Fê-lo, com efeito, em março de 2021 com a introdução dos smartphones OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro.

Habitualmente os novos topos de gama eram apresentados durante o segundo trimestre, entre os meses de maio e junho. No entanto, a atual geração terá aberto o precedente necessário para a empresa antecipar as suas apresentações de produto, devendo tal refletir-se também na próxima geração, os smartphones OnePlus 10.

A OnePlus trabalha atualmente nos OnePlus 10

Entretanto, em 2021 também ficamos a conhecer o terceiro flagship da empresa chinesa, apontado apenas para o mercado indiano, mais concretamente, o OnePlus 9R. Pode ser descrito como a versão custo / benefício dos topos de gama da linha OnePlus 9.

Com efeito, no seu interior usa o Snapdragon 870 da Qualcomm em detrimento do mais caro Snapdragon 888. Agora, volvidos seis meses desde a sua apresentação, a fabricante estará a trabalhar num sucessor para o OnePlus 9R quando habitualmente nos trazia um novo modelo "T". A ser apresentado, tal smartphone será provavelmente apelidado de OnePlus 9 RT, para a Índia.

Ainda assim, o que aqui nos traz é a próxima gama de topo cujos primeiros detalhes chegam agora à Internet. Estamos a falar dos OnePlus 10, a próxima gama de smartphones flagship com as melhores caraterísticas técnicas que o mercado tem para oferecer.

A gama OnePlus 10 terá bastantes semelhanças com os atuais OnePlus 9

A gama OnePlus 10 estará ainda a vários meses de distância da sua apresentação e lançamento. Não obstante, ambos os telefones estarão já a ser ultimados pela fabricante chinesa, com grande parte das suas caraterísticas e design já definido.

Assim sendo, surge agora a voz do leaker @heyitsyogesh que descreve os OnePlus 10 como uma versão refinada dos atuais OnePlus 9. Desse modo, podem ter um design muito similar à atual gama de topo e chegar durante o 1.º trimestre de 2021.

Em síntese, podemos ter uma estratégia de continuidade entre a geração atual e a próxima. Aliás, não seria a primeira vez que a OnePlus reutiliza um design que estará a funcionar e atrair consumidores. Recordamos, a propósito, os OnePlus 7 e OnePlus 8.

Com efeito, as diferenças estéticas entre os modelos das gamas lançadas em 2019 e 2020, respetivamente, eram poucas. O aspeto geral manteve-se, com alguns aspetos do mesmo a serem repensados.

Aposta na continuidade para a próxima geração de smartphones Android

Isto não significa, todavia, que não exista inovação entre uma e outra gama de produtos. A empresa deverá manter o formato e aspeto geral do smartphone, bem como do módulo de câmaras traseiro, mas alterará alguns detalhes neste elemento.

Além disso, o leaker também indiciou o desenvolvimento de vários produtos mais baratos, smartphones a integrar a linha OnePlus Nord para o segmento de gama média e entrada. Aí também deveremos ter novidades, possivelmente ainda em 2021.

Espera-se, com efeito, uma renovação desta gama de produtos a chegar possivelmente em outubro deste ano. Note-se que este é habitualmente o mês escolhido para a OnePlus lançar a sua gama "T" e mostrar novos produtos.

O Snapdragon 898 da Qualcomm é uma certeza nos OnePlus 10

Por fim, no que à gama OnePlus 10 diz respeito, contamos com a presença do processador Snapdragon 898 da Qualcomm. Este é o chip de próxima geração, que carece de apresentação oficial. Teremos também a OxygenOS 12, já baseada no Android 12 da Google, bem como várias melhorias esperadas para a câmara fotográfica principal, na traseira.

Os próximos meses trarão novas fugas de informação que, gradualmente, nos permitirão preencher a lista de especificações técnicas destes produtos. Entretanto, ficaremos atentos a qualquer novidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • MIUI Pure Mode: o novo segredo da Xiaomi para o teu smartphone Android
  • Xiaomi Mi Pad 5 está prestes a chegar à Europa e já sabemos o preço
  • Nitrophone 1: conhece o smartphone Android mais seguro do mundo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.