Relatório financeiro da Samsung é desapontador (3ºQ de 2014)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung continua a ser a maior produtora de smartphones mas nem tudo está tão dourado como outrora.

Este ano fiscal não tem corrido muito bem à Samsung, o seu flagship para 2014, o Galaxy S5 deixou um sabor amargo em muitos potenciais compradores e deste então a marca tem se esforçado para tentar estancar a ferida. Mesmo assim, os primeiros 3 quartos do ano foram de prejuízo.

Enfrentando uma diminuição de vendas e uma queda nas receitas no 1º e 2º quarto do ano, já se esperavam resultados semelhantes para o 3ºQ de 2014 e agora que o relatório financeiro é publico, podemos ver que nem sempre o sol brilha para aqueles que estão no topo.

Analisando o relatório, podemos ver que a Samsung até vendeu mais smartphones no 3ºQ do que 2ºQ de 2014, mesmo assim as receitas deste departamento da Samsung, e consequentemente, de toda a marca, sofreram um declínio de 15% em comparação com o período homólogo de 2013 (35,66 vs 23,52 triliões).

Apesar da diminuição de receitas, a Samsung vendeu mais smartphones no 3ºQ de 2014 do que no 2ºQ, o que não significou um aumento das receitas, basta ver o relatório, abaixo, e comparar as várias células com os seus períodos homólogos, para perceber-mos a triste melodia que nos cantam.

E o que é que se passou aqui? Como é que a Samsung pode inverter a maré?

A resposta à primeira pergunta é muito simples. Uma maior concorrência, Galaxy Note 4, segundo afirmam alguns relatórios.

Este Galaxy Note 4 pode muito bem ser a arma secreta de que a Samsung precisa, de momento é, a meu ver, o melhor dispositivo Android no mercado, tem todos os ingredientes para o sucesso e aumentar mais uma vez a margem de lucro da marca. No entanto, se o nosso mercado é limitado, inflacionado e bicéfalo e em termos de números, insignificante, o mesmo não se passa no imenso mercado asiático, onde o que não faltam são alternativas mais em conta e com uma excelente relação qualidade/preço.

O Alpha a esse preço é ofender o discernimento dos nossos consumidores. Mais não digo.

Talvez queiras ver:

  • Oppo N3 apresentado oficialmente, este promete!
  • HTC Double Exposure (Resumo)
  • Unboxing KingZone K1 e primeiras impressões
  • Android Lollipop- todas as novidades!

Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1 via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.