As 10 redes sociais mais usadas em Portugal em 2019

Rui Bacelar

Em 2019 estas são as redes sociais mais usadas em Portugal. A liderança pertence ao Facebook, mas é o Instagram quem mais tem crescido. Temos algumas surpresas como a popularidade do Twitter junto dos mais jovens, ou mesmo o Twitch.

As redes sociais são sítios virtuais onde pessoas e empresas se podem relacionar, estabelecendo contacto através de mensagens, imagens, vídeos e outros formatos. São pontos de encontro para construir, ou expandir, relações pessoais e/ou profissionais.

1. Facebook

Facebook
Sinónimo de rede social, o Facebook continua a crescer em 2019

Com mais de 2375 milhões de utilizadores mensais ativos globalmente conquista o pódio global e de Portugal. No nosso país, 90% dos cerca de 8 milhões de utilizadores de Internet usa o Facebook, o que se traduz em 7,2 milhões de contas ativas.

Esta rede continua a crescer, não só em Portugal como em todo o mundo e visa agregar informação, aproximar as pessoas, além de criar espaços e grupos para interação. Há também uma forte vertente comercial e empresarial no Facebook.

2. YouTube

A plataforma de vídeos da Google, cada vez mais com uma componente social, tem mais de 2000 milhões de utilizadores globais e, em Portugal, é frequentada por perto de 90 % dos utilizadores de Internet, portanto, com 7,2 milhões de contas ativas.

Nesta rede social encontramos conteúdos em vídeo, já com atualizações de estado, em imagem e texto, por parte dos responsáveis pelos canais. Conta com uma dualidade de abordagens, do mais profissional, ao mais próximo, ou amador.

3. Instagram

Instagram
Das fotos de comida aos influenciadores digitais no Instagram

Já ultrapassou os 1000 milhões de utilizadores mensais ativos à escala global. O Instagram também está a crescer em Portugal, com 61% dos utilizadores da Internet no nosso país a ter uma conta ativa nesta rede social, ou seja, 4,9 milhões.

Pertence à esfera do Facebook e foca-se na partilha de imagens, vídeos e mais recentemente também apostou nas transmissões em direto. No entanto, são as "Stories" herdadas do Snapchat que mais público tem cativado para o Instagram.

4. Whatsapp

Tem mais de 1600 milhões de utilizadores mensais ativos globalmente e a sua classificação como rede social advém dos "Estados" do WhatsApp. Em Portugal é utilizado por 61% dos utilizadores ativos da Internet, portanto, perto de 4,9 milhões.

Pertence à esfera do Facebook, sendo principalemte uma plataforma de comunicações e mensagens instantâneas. De uso gratuito, é um dos melhores serviços na sua área, tendo mais recentemente adquirido uma forte vertente social.

5. LinkedIn

Tem cerca de 310 milhões de utilizadores mensais ativos globalmente e em Portugal é utilizada por cerca de 35% dos utilizadores de Internet. De acordo com as estimativas, temos cerca de 2,9 milhões de utilizadores no nosso país.

Esta plataforma é utilizada sobretudo para construir uma teia de relações profissionais. O CV de cada utilizador pode ser utilizado como "bilhete de identidade", fomentando a interação entre possíveis empregadores e colaboradores.

6. Pinterest

Conta com cerca de 265 milhões de utilizadores ativos globalmente e uma penetração de 32% junto dos utilizadores de Internet em Portugal, algo que nos dá cerca de 2,7 milhões de contas ativas no nosso país.

O Pinterest é uma rede social de partilha de fotos, particularmente utilizada através da app para dispositivos móveis. Assemelha-se a um quadro de inspirações online em que as publicações são agrupadas por várias temáticas.

7. Twitter

Twitter
As notícias e atualidade em 240 carateres no Twiiter

Com cerca de 330 milhões de utilizadores ativos globalmente, o Twitter tem uma penetração de 31% junto dos utilizadores de Internet em Portugal, algo que se traduz em perto de 2,5 milhões de contas ativas no nosso país.

O Twitter é particularmente popular junto da população mais jovem, com menos de 24 anos. As suas publicações estão limitadas a 240 carateres, mas também compreendem imagens. É a rápida de estar a par do que se passa ao nosso redor.

8. Snapchat

Tem cerca de 294 milhões de utilizadores ativos mundialmente e está longe dos seus tempos de glória. Mesmo assim, o Snapchat chega a perto de 22% dos utilizadores de Internet em Portugal, portanto, com 1,7 milhões de contas ativas.

Famoso pelos seus filtros de realidade aumentada e pelas Stories com fotos, áudio e/ou vídeo com duração limitada a 24 horas, o Snapchat serviu de inspiração para o Instagram, Facebook e para o WhatsApp, cada qual com as suas Stories.

9. Tumblr

O número de utilizadores ativos é difícil de determinar, mas atualmente tem mais de 471,6 milhões de blogs e perto de 376 milhões de visitantes globais. Em Portugal chega a 16% dos utilizadores de Internet, portanto a 1,28 milhões de pessoas.

A plataforma pode ser descrita como um micro-blog, outrora com uma comunidade muito ativa. No entanto, desde que em dezembro de 2018 a empresa decidiu banir publicações de pornografia, o número de visitantes caiu consideravelmente.

10. Twitch

Twitch
O livestream de jogos é o grande apelo do Twitch

Com cerca de 3,8 milhões de utilizadores ativos na plataforma, este valor refere-se aos streamers ou produtores de conteúdo espalhados pelo globo. Em Portugal, o Twitch chega a 14% dos utilizadores da Internet, portanto, a 1,12 milhões de utilizadores.

É o palco ideal para quem gosta de ver gameplays e competições de e-sports, promovendo a interação entre o streamer e o seu público. É uma das plataformas em maior crescimento, sobretudo junto da comunidade Gamer.

As 10 redes sociais mais usadas no Mundo

Posição Rede social Utilizadores
1.º Facebook 2375 milhões
2.º YouTube 2000 milhões
3.º WhatsApp 1600 milhões
4.º Instagram 1000 milhões
5.º Tik Tok 500 milhões
6.º Sina Weibo 465 milhões
7.º Reddit 330 milhões
8.º Twitter 300 milhões
9.º LinkedIn 310 milhões
10.º Pinterest 265 milhões

O panorama global é similar ao nacional, mas temos surpresas como o Tik Tok. É um fenómeno recente com a app para dispositivos móveis onde os utilizadores partilham vídeos musicais. Temos ainda a Sina Weibo, a rede social chinesa.

Vale ainda realçar que as aplicações como o Facebook Messenger, WeChat, QQ e outras plataformas estritamente de comunicações foram preteridas ao não serem redes sociais per se.

À redação deste artigo assistiram dados de fontes como a Statista, o mais recente relatório da Hootsuite + We are social, além de indicadores da Marktest.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.