Realme 9 5G: variante para a Europa traz novidades

Mónica Marques
Comentar

O Realme 9 5G foi lançado na Ásia em março e prepara-se agora para chegar ao mercado europeu.

Mas a marca resolveu baralhar e dar de novo e a variante europeia traz algumas novidades como um processador diferente e um ecrã superior.

Realme 9 5G chega à Europa com algumas especificações diferentes

Realme 9 5G
Renders da variante europeia do Realme 9 5G

A Realme já confirmou que a 9 de maio vai lançar algumas novidades no mercado europeu. Nessa data, vão ser disponibilizados o tablet Realme Pad mini e os smartphones Realme 9 versão 4G e versão 5G. Mas parece que este último terá uma variante específica para o mercado europeu que difere em algumas características do seu congénere asiático.

De acordo com o leaker Sudhanshu Ambhore, o Realme 9 5G europeu vai integrar um ecrã LCD de 6,5 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz e o processador Snapdragon 695 da Qualcomm.

Recorde-se que a variante disponível no mercado asiático, ainda que esteja equipada com o mesmo ecrã LCD de 6,5 polegadas apenas fornece uma taxa de atualização de 90 Hz. Por outro lado, esta variante integra também um chip diferente, o Dimensity 810 da MediaTek.

Mas as diferenças estendem-se à parte ótica. Enquanto que a versão disponível no mercado asiático conta com um sensor primário de 48 megapixéis, a variante europeia vai aumentar a fasquia e integrar um sensor principal de 50 megapixéis.

De resto, espera-se que na configuração de câmara traseira tripla mantenha os sensores macro e de profundidade com dois megapixéis de resolução cada um.

Ao que tudo indica, as diferenças devem ficar-se por aqui, uma vez que ambas as versões europeia e asiática contam com uma bateria de 5.000 mAh cm suporte para carregamento rápido de 18 watts.

Variante para a Europa do Realme 9 5G assemelha-se ao modelo Realme Q5

Apesar da variante europeia do Realme 9 5G distinguir-se da versão disponível na Ásia, assemelha-se a outro smartphone da marca, o Q5. Aliás, alguns especialistas consideram mesmo que esta versão euroeia é, na verdade, o Realme Q5 com outra designação.

E não há qualquer dúvida de que as semelhanças são muitas. O Realme Q5 está equipadocom um ecrã LCD de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Na configuração de câmara traseira tripla conta comum sensor primário de 50 megapixéis, complementado por um de profundidade de dois megapixéis e um terceiro sensor macro também com dois megapixéis de resolução.

Além de uma de 5.000 mAh com carregamente rápido de 60 watts, o Realme Q5 integra o processador Snapdragon 695 emparelhado com 8 GB de memória RAM e de até 256 GB de capacidade no armazenamento interno.

Efetivamente, as semelhanças entre a variante europeia do Realme 9 5G e o Realme Q5 são muitas, conferindo a sensação de que estaremos mais próximos deste último modelo do que propriamente do smartphone "original" Realme 9, lançado na Ásia em março passado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.