Realme tem carregador super rápido a 240 W, eis a prova que faltava

Rui Bacelar
Comentar

À medida que a tecnologia de carregamento dos smartphones continua a evoluir assistimos à introdução de tecnologias que visam melhorar a vida das pessoas. Entre estas, temos já smartphones com carga extra rápida a 210 W, mas para a Realme isto não basta!

Desse modo, e a estrear no seu próximo Realme GT NEO5, teremos o padrão de carga extra rápida até 240 W. Este será o novo recorde a estabelecer pela fabricante criada em 2018 pela OPPO.

Para o consumidor, bastarão cerca de 5 minutos ligado à tomada par atestar a bateria do seu smartphone Android.

Mais rápido que nunca com 240 W de potência SuperVOOC

Carregador Realme 240 W
Imagem real do suposto carregador Realme com 240 W de potência.

Este padrão de carga estreará com o próximo smartphone topo de gama da marca, o Realme GT Neo5. Entretanto, vemos agora a primeira imagem real do suposto carregador que suportará este padrão.

Note-se ainda a referência ao padrão SuperVOOC e os 240 W bem claros, uma marca que também é usada nos smartphones OPPO, mas nunca até ao momento com tamanha potência.

Podemos ainda observar que este carregador / adaptador de parede é ligeiramente mais espesso e maior que a maioria. Em boa verdade, vai ao encontro das nossas expectativas para um carregador com 240 W de potência criado para carregar smartphones e demais dispositivos móveis.

Conforme a fonte de origem chinesa, o novo carregador usa um conector USB do Tipo C personalizado com menor impedância para reduzir a resistência (o atrito essencialmente), além de cabos e condutores mais grossos.

Desse modo, permitirá a passagem de corrente de alta potência até à bateria que se espera ser de célula dupla para também agilizar o carregamento.

Tecnologia será oficialmente apresentada a 5 de janeiro

Realme GT NEO 5

Por outro lado e como forma de segurança, a Realme implementou chips de controlo e encriptação no carregador para assegurar a sua segurança e a entrega da potência máxima apenas quando usado com o cabo USB-C fornecido.

É uma forma de garantir que, outros cabos e componentes que não os seus, preparados e testados para tal potência, são usados de forma incorreta.

Naturalmente, uma maior potência de carregamento é associada a uma maior produção de calor residual sob a forma de energia dissipada. Ora, é aqui que reside um dos perigos eventuais para a bateria dos smartphones.

No entanto, a Realme afirma ter colocado um total de 5 camadas de proteção, 5 etapas para minimizar estes riscos com a potência acrescida.

Smartphone Realme GT Neo 5 inaugurará uma nova era de carga rápida

Realme 240 W

Importa frisar que o novo carregador de 240 W estreará com o smartphone Realme GT Neo 5 no 1.º trimestre de 2023. Até ao momento o smartphone não tem data de apresentação oficial, mas sabemos que chegará no início do ano.

Além disso, teremos também uma versão base do telefone "só" com carga a 150 W. O equipamento usará também o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 da Qualcomm, bem como pelo menos um sensor de 50 MP (Sony IMX890) com OIS para a sua câmara principal.

Podemos ainda contar com a presença de um ecrã OLED de 6,7 polegadas de diagonal com alta taxa de atualização e resolução Full-HD+ de 1,5 K. Terá também o leitor de impressões digitais sob o ecrã, bem como uma bateria de 4 600 mAh de capacidade. O preço s disponibilidade não são, de momento, conhecidos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt