Afinal não vamos ter Nintendo Switch Pro em 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito tempo que vários rumores falam sobre o lançamento de uma Nintendo Switch Pro, mas parece que a marca pode ter outros planos que vão desiludir muitos gamers.

A mais recente notícia sobre esta consola dá conta de que a Nintendo terá cancelado o seu desenvolvimento e cancelamento por temer a reação do mercado.

Nintendo terá cancelado Switch Pro para evitar um fiasco de vendas

Nintendo Switch OLED
Em Portugal, a Nintendo Switch OLED está disponível por 349,99 euros Crédito@Nintendo

Muitos foram já os rumores a avançar detalhes sobre uma possível Nintendo Pro Switch. E apesar de existirem indícios de que a consola efetivamente existe, desde há algum tempo que não há novidades sobre o equipamento.

Agora, uJohn Linneman, do podcast Digital Foundry Direct Weekly, avança que este modelo terá sido cancelado pela Nintendo. Nas palavras do próprio: “das minhas conversas com vários programadores, costumava haver algum tipo de plano de atualização do Switch a médio prazo. Mas parece que tal não está a acontecer. Portanto, está claro que o que quer que eles (referindo-se à Nintendo) estejam a planear, será um hardware de última geração”.

Por outras palavras, Linneman acredita que a Nintendo não irá lançar um modelo Pro, mas poderá avançar com uma atualização do hardware. Mas a mesma fonte acredita que nada de novo irá acontecer em 2023.

John Linneman não avança com mais pormenores sobre esta possível atualização, mas especula sobre a razão da Nintendo Switch Pro ter sido cancelada.

Na opinião desta conhecida personalidade do mundo gaming, a Nintendo não quer avançar com um modelo Pro por temer que este seja um fiasco de vendas, à semelhança do que aconteceu com o Gamecube e com a Wii U.

Por outro lado, a Nintendo Switch continua a registar uma boa posição no mercado. O último relatório divulgado dava conta de que, a 3 de dezembro de 2022, as vendas globais da Nintendo Switch ultrapassaram os 118,2 milhões de unidades.

Este número é especialmente bom, se tivermos em conta que a PlayStation 4 da Sony vendeu 117,03 milhões. Mas nem tudo corre bem. Em agosto deste ano, a Nintendo divulgou o seu relatório financeiro referente ao primeiro trimestre do ano. Este mostrava que a marca registou uma queda ano a ano de 4,7% e uma redução nos seus lucros de 15,1% face ao ano anterior.

Com estes dados na mão, a Nintendo parece ter optado por dar mais tempo de mercado à consola Switch e evitar investimento num novo modelo que podia não justificar os gastos, além de não contribuir para uma situação financeira mais favorável.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt