Realme GT Neo 5 será o smartphone mais rápido do mundo a carregar, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As fugas de informação confirmaram-se! A Realme tem efetivamente um novo padrão de carga a 240 W para smartphones, revolucionando o nosso conceito de carregamento rápido. O novo carregador, cabo USB do Tipo C e demais tecnologia já foi apresentada oficialmente pela fabricante chinesa e chega com o smartphone Realme GT Neo 5.

Até ao momento, os 240 de potência são o padrão mais elevado de carregamento para smartphones mediado por uma interface USB do Tipo C. Note-se que a fabricante apresentou a tecnologia de carga rápida SuperVOOC a 240 W. Posteriormente, em fevereiro, apresentará o smartphone Realme GT Neo 5 a chegar já com esta capacidade ao mercado.

Realme oficializou novo padrão SuperVOOC a 240 W

Realme SuperVOOC 240 W

A nova solução de carregamento rápido usa uma implementação de "bomba" tripla de 100 W. O elemento tem um design paralelo de modo a entregar uma corrente de 10 V a 24 A de saída (output), bem como 20 V e 12 A de entrada (input).

Mais ainda, a Realme garantiu também que o carregador tem uma alta eficiência, com a taxa de conversão de energia a chegar aos 98,5%, garantindo que pouca energia é dispersa sob a forma de calor. Ou seja, apesar de extremamente potente, este adaptador USB-C não ficará notoriamente quente.

Para tal, a Realme desenvolveu uma solução de carregamento que usa o nitreto de gálio como material base (GaN) de célula dupla para conseguir entregar uma potência em pico de 2,34 W / CC.

Até ao momento, aponta a fabricante Android, este é o padrão mais veloz atingido na indústria mobile e ajudará o utilizador a perder menos tempo com cada sessão de carga.

A mais veloz e potente forma de carregar o próximo smartphone Realme

Realme SuperVOOC 240 W

Note-se que apesar de ser o mais veloz padrão de carga no mercado e o que entrega a maior potência - 240 W - o tamanho físico do carregador é apenas ligeiramente maior que o seu atual carregador a 150 W.

Conforme a empresa, é apenas tangencialmente maior - cerca de 5% maior em dimensões físicas - face às suas atuais soluções de carregamento rápido.

Importa também frisar que o adaptador USB do Tipo C usa uma só porta do Tipo C para entregar esta potência máxima de carregamento para os smartphones Android da Realme.

Ainda de acordo com a Realme, o novo adaptador / carregador USB terá um cabo USB-C especificamente concebido para suportar os 12 A, com elementos mais grossos como os fios de cobre.

É graças a esta conjuntura que será possível entregar o máximo de potência à bateria dos smartphones, desperdiçando o mínimo de energia durante a sua transferência.

Até o cabo USB do Tipo C foi reforçado para suportar o padrão SuperVOOC a 240 W

Realme SuperVOOC 240 W

Segundo a fabricante, o novo padrão melhora em 20% o índice de transmissão do cabo USB do Tipo C face à geração prévia, fruto da utilização de melhores componentes, mais grossos e capazes.

Importa também frisar que os novos carregadores com o padrão Realme SuperVOOC a 240 são retro compatíveis com o padrão de carga a 65 W para quem preferir um carregamento mais lento. Ou seja, podem usar o novo carregador para carregar dispositivos móveis de geração anterior e entregar-lhes 65 W de potência caso estes a suportem.

O novo protocolo SuperVOOC a 240 W prevê também vários mecanismos de segurança. Com efeito, o smartphone equipado com este padrão conta com 13 sensores de temperatura que operam uma monitorização em tempo real do sistema de carga. Ademais, têm uma das maiores superfícies de dissipação de calor (6580 mm²) com elementos de grafeno para ajudar a dissipar o calor.

Padrão estreará no próximo smartphone Realme GT Neo 5

We're speeding up fast charging. ⚡️OPPO 240W #SUPERVOOC Flash Charge delivers 100% battery in just 9 minutes, for record-breaking, industry-leading speed. 🚀 #OPPOxMWC22 pic.twitter.com/gPDurHh1Qg

— OPPO (@oppo) 28 de fevereiro de 2022

Além disso, conforme a Realme, a saúde e integridade da bateria é afetada em 20%, ou seja, baixa de 100% para 80% após 1600 ciclos completos (cargas de 0% até 100%). Note-se que esta mesma tecnologia fora desenvolvida previamente pela OPPO, casa mãe da Realme, mas só agora pronta para utilização comercial.

De igual modo, temperaturas extremas de até 85ºC não e 85% de humidade não tiveram impacto negativo na segurança e desempenho do padrão de carga rápida, mais uma vez segundo a Realme.

¡Prepárate para la mejor tecnología de carga rápida del mundo! 😱240W de potencia pronto estarán en tus manos. ⚡Esto va a cambiar la definición de “carga rápida”, muy atento a nuestras redes.#Carga240W pic.twitter.com/awhU2933TQ

— realme España (@realmeespana) 5 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.