Razer Stream Controller X vem fazer frente à Corsair e El Gato

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A todos os gamers e streamers, há um novo hardware para fazer frente aos colossos de mercado como a Corsair e El Gato. O novo gadget lançado pela Razer, o Razer Stream Controller X custa 179 €, cerca de menos 100 euros que a versão anterior.

Com efeito, o novo Razer Stream Controller X é a mais recente entrada para o ecossistema de produtos Razer para streaming de conteúdos. Foi desenvolvido para cativar o público durante jogos ou momentos de socialização.

Este é o novo hardware Razer Stream Controller X

Razer Stream Controller X

O novo hardware apresenta um total de 15 botões LCD programáveis num formato compacto, os streamers podem ativar luzes, sons personalizados. Além disso, também podem alternar entre aplicações com um simples clique, elevando a qualidade das suas streams para o próximo nível.

O Stream Controller X é potenciado pelo software Loupedeck. Trunfo que garante compatibilidade plug-and-play com as principais plataformas de streaming, incluindo OBS Studio, Twitch, Streamlabs, Adobe Premier Pro e muitas outras.

Aliás, com acesso à UI do Loupedeck, os streamers podem instalar facilmente aplicações populares, plugins e emotes para melhorar a experiência de transmissão ao vivo.

Stream Controller X junta-se ao Stream Controller da Razer

Razer Stream Controller X

Os streamers também podem facilmente arrastar e soltar as suas aplicações preferidas do Loupedeck Marketplace, para uma personalização infinita. Entre os plugins mais populares estão o Spotify, Phillips Hue, Adobe Photoshop e Voicemod, que podem ajudar a simplificar o processo criativo.

Além disso, o software completo do Loupedeck também oferece aos utilizadores acesso a perfis predefinidos para conveniência e inspiração. Cada conjunto de perfis contém macros e funções predefinidas que podem ser modificadas facilmente. Isto para atender às necessidades de cada um, aumentando o nível de personalização do Stream Controller X.

O Razer Stream Controller X está equipado com ícones personalizáveis que facilitam a navegação visual. Aliás, o Stream Controller X permite que os streamers criem temas ou usem GIFs com as suas personagens favoritas para um toque mais pessoal.

Foco na personalização e dinamização do streaming

Stream Controller X

O produto em si foi projetado para ser eficiente em multitarefa, permitindo que os streamers alternem entre vários perfis e criem um sistema de pastas. Algo que garante a organização durante as transmissões e qualquer outro tipo de trabalho diário.

Note-se que cada botão pode ser programado com funções macro multi-link para automatizar processos interligados, aumentando a produtividade e agilizando tarefas diárias.

Assim, ao tirar proveito de personalizações criativas, os utilizadores podem fazer capturas de ecrã e gravar o ecrã rapidamente, facilitando a partilha dos seus melhores momentos com o público.

O Stream Controller X utiliza um suporte magnético antiderrapante removível com inclinação de 50°. Caraterística que garante um ângulo de visão confortável e mantém o controlador fixo durante sessões de jogos longas e intensas ou sessões de streaming.

Requisitos do sistema:

  • Windows 10 (ou mais recente)
  • macOS X 10,14 (ou mais recente)
  • Software Loupedeck
  • Dimensões: 111 x 80,7 x 30mm
  • Peso: 146g (apenas o Stream Controller X), o suporte pesa 177g
  • Interface: 15 Botões Switchblade
  • Conectividade: cabo USB-A para USB-C de 2 metros
  • Ângulo do Ecrã: 8 graus (apenas o Stream Controller X), 50 graus (com o suporte)

Por fim, o Razer Stream Controller X tem um preço de venda ao público recomendado de 179,99 € em Portugal.

Gain total creative control with the new Razer Stream Controller X. With 15 switchblade buttons, create handy shortcuts for streaming, content creation, and more—backed by an extensive plugin library & native software integrations via Loupedeck. https://t.co/muqBNLVdx3 pic.twitter.com/NDtUPXPuJe

— R Λ Z Ξ R (@Razer) 13 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.