Queres um smartphone que vai durar mais que dois anos? A Teracube tem a resposta

António Guimarães
3 comentários

O Kickstarter é uma plataforma de crowdfunding que permite a indivíduos independentes ou pequenas empresas propor projetos. Um deles é o smartphone da Teracube, cuja ideologia são equipamentos que vão contra as tendências atuais da indústria de telemóveis, nomeadamente a descartabilidade dos mesmos.

De acordo com a Teracube, não faz sentido trocar de smartphone de 2 em 2 anos. Além de ser financeiramente inviável para certos utilizadores, não é sustentável para o planeta. Afinal, reciclar um smartphone é uma tarefa difícil devido aos materiais poluentes na sua estrutura.

A Teracube tem os números do seu lado. As tendências atuais são que os smartphones tenham uma vida de 2-3 anos antes de se começarem a tornar-se obsoletos, seja por falta de atualizações ou por existirem melhores opções. Este ritmo vai gerar cerca de 57 milhões de toneladas de lixo elétronico em 2021, afirma o New York Times.

Teracube promete smartphones que durem pelo menos 4 anos

A Teracube afirma que os seus smartphones são criados para serem relevantes durante 4 anos. A grande vantagem é que a empresa promete uma garantia do mesmo tempo, ou seja, se o equipamento tiver avarias durante 48 meses, o consumidor recebe uma substituição gratuita.

dsfvf

Especificações do smartphone Teracube

  • Ecrã de 6.2 polegadas HD

  • Processador MediaTek P60

  • 6 GB de RAM

  • 128 GB de armazenamento interno

  • Câmara principal de 12 MP

  • Câmara frontal de 8 MP

  • Bateria de 3400 mAh

  • Android 10

  • NFC, entrada jack

  • Preço: 289 dólares (266 euros)

Sejamos sinceros, esta lista de características não vai impressionar muitos utilizadores. O ponto de interesse da Teracube é de facto a ideologia por trás do smartphone e a luxuosa garantia. Desta forma, estamos a falar de um equipamento média-gama bastante favorável.

Sendo uma empresa americana, a Teracube para já não disponibiliza este smartphone fora do mercado americano. Contudo, não deixa de ser uma ideia interessante. Num mundo onde as fabricantes incentivam ao consumo desmesurado de smartphones, a Teracube propõe dizermos "basta" e valorizarmos a nossa compra durante mais tempo.

O que achas da ideia? Se o smartphone Teracube estivesse disponível para ti, comprarias? Diz-nos nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.