Qualcomm apresenta três novos processadores Snapdragon de gama média

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A norte-americana Qualcomm apresentou hoje ao mundo três novos processadores que revolucionarão o mercado de gama média. Com efeito, hoje ficamos a conhecer os novos Snapdragon 730, Snapdragon 730G e Snapdragon 665.

Como já pudeste constatar, temos duas novas adições para a linha 7xx da Qualcomm, que está imediatamente abaixo dos topos de gama. Adicionalmente, temos um novo SoC de gama média que certamente figurará em muitos dos intermediários deste ano.

Em primeiro lugar, vamos falar no novíssimo Qualcomm Snapdragon 730. Este sim é a grande evolução do Snapdragon 710 que fez manchetes por todo o globo no ano passado. Importa notar que a norte-americana já desvendou o Snapdragon 712, mas este 730 é claramente superior.

Qualcomm apresenta dois membros da linha 7xx e um outro para a linha 6xx

O novo Snapdragon 730 foi desenvolvido tendo por base os núcleos Kyro 470, que lhe deverá conferir 35% mais de potência em cada núcleo. Já para o processamento gráfico temos agora a GPU Adreno 618, que agora suporta a API Vulkan 1.1.

Uma das bandeias da linha 7xx da Qualcomm tem sido a Inteligência Artificial, que não ficou de fora neste novo processador. Com efeito, a norte-americana publicita que o novo 730 é duas vezes mais potente que o seu antecessor nesta matéria, graça ao processador Hexagon 688.

Em termos de fotografia, o Snapdragon 730 vem equipado com o Spectra 350. Desse modo, será capaz de gravar vídeo em 4K HDR, suportando módulos triplos que englobam lentes de zoom e grande angulares. Por fim, em termos de conectividade, temos o modem Snapdragon X15 LTE, capaz de alcançar velocidades de download de até 800Mbps.

A Qualcomm lança o primeiro SoC dedicado ao gaming com o Snapdragon 730G

O gaming é cada vez mais popular no mercado mobile e a Qualcomm prova-o com o Snapdragon 730G. Este partilha, na sua maioria, das mesmas especificações do anterior, porém, com algumas melhorias especialmente pensadas do gaming.

Por conseguinte, temos uma GPU Adreno 618 melhorada, capaz de um processamento gráfico 15% superior à versão normal. Para o seu desenvolvimento, a Qualcomm trabalhou em estreita parceira com algumas entidades ligadas ao ramo, a fim de uma melhor simbiose com este novo SoC.

Graças ao novo "HDR gaming", a Qualcomm diz que este 730G será capaz de nos dar jogos com um desempenho muito mais suave. Possui ainda extensões contra cheating e um novo gestor de latência de Wi-Fi para um melhor desempenho.

Temos ainda o novo Snapdragon 665

No meio de tudo isto, o novo Snapdragon 665 passa facilmente despercebido. Ainda assim, temos de salientar a importância deste novo SoC, pois será certamente presença habitual em muitos gama média do futuro.

Para tal, este novo Snapdragon 665 chega com oito núcleos de processamento Kyro 260 e uma gráfica GPU Adreno 610. Esta última vem igualmente com suporte à API Vulkan 1.1.

Este novo processador vem ainda dotado de capacidades de Inteligência Artificial, duas vezes superiores às do seu antecessor. No departamento fotográfica será capaz de suportar até três lentes, nomeadamente sensores de 48MP que estão cada vez mais em voga.

Para todos estes processadores, a Qualcomm avança que começarão a chegar ao mercado a meados deste ano. Por conseguinte, já não falta muito para que o mercado de gama média ganha novas potencialidades graças a estes três novos processadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 terá uma versão Pro. Esta é a primeira imagem dele!
  • Huawei quer vender 20 milhões de unidades da linha P30 este ano
  • Os 10 melhores smartwatch de 2019 para quem quer mais que horas

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.