Qualcomm: Snapdragon 8 Gen 2 vem acabar com problema de “mãos quentes”

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Será já no próximo mês de novembro que a Qualcomm vai apresentar o seu novo processador de topo Snapdragon 8 Gen 2.

Parece que o chip traz consigo uma melhoria no desempenho e acaba com o problema de sobreaquecimento, também conhecido por “mãos quentes”.

Snapdragon 8 Gen 2: melhor desempenho e sem temperaturas elevadas

Processador Qualcomm
Em meados de novembro, a Qualcomm vai revelar o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 Crédito@Qualcomm

Entre os dias 15 e 17 do próximo mês de novembro, a Qualcomm vai realizar o Snapdragon Technology Summit, no qual irá revelar o seu novo chip de última geração Snapdragon 8 Gen 2. E, para já, os rumores apontam para várias melhorias.

O que está a aumentar as expetativas, especialmente tendo em conta que as últimas atualizações do processador de topo da Qualcomm ficaram aquém do que se esperava no consumo de energia, além de ter registado alguns problemas de sobreaquecimento ou “mãos quentes”.

No entanto, de acordo com o leaker Ice Universe, tudo vai mudar. O conhecido leaker avança que, em comparação com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, o novo Snapdragon 8 Gen 2 melhora o desempenho de CPU em 10%, a eficiência energética em 15%, o desempenho da GPU em 20% e ainda o desempenho da IA de até 10%.

Mas mais importante é que o Snapdragon 8 Gen 2 vem resolver o problema de sobreaquecimento registado nos seus antecessores. De acordo com os rumores, o novo chip será mais parecido com o Snapdragon 835, neste ponto, que na sua época recebeu críticas excelentes.

Fabricantes chineses de smartphones estão já a testar o novo chip Qualcomm

Ainda segundo informações avançadas pelo leaker Ice Universe, os grandes fabricantes chineses de smartphones receberam o chip e estão já a testá-lo.

Ao que tudo indica, os resultados têm sido bastante satisfatórios, uma vez que a eficiência energética pode ser melhorada, em pelo menos, 15%.

Recorde-se que o processador Snapdragon 8 Gen 1 usa o processo de 5 nm da Samsung, mas que a versão melhorada, Snapdragon 8+ Gen 1, recorre já ao processo de 4 nm da TSMC. Parece que a Qualcomm vai utilizar este processo 4 nm da TSMC também no novo chip Snapdragon 8 Gen 2.

Logo a seguir ao anúncio da Qualcomm, tem início a corrida das marcas de smartphones para ver quem é que disponibiliza, em primeiro lugar, o smartphone equipado com o novo processador.

Para já, parece que a Xiaomi vai vencer esta corrida com a nova série Xiaomi 13 que estará equipada com o chip Snapdragon 8 Gen e que poderá ser lançada no mercado chinês, durante o próximo mês de novembro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt