Qualcomm permanecerá com a Apple pelo menos até ao iPhone 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple deve apresentar o seu próprio modem de redes 5G num futuro próximo. Fá-lo-á do mesmo modo que nos deu a conhecer os seus próprios processadores para smartphones, bem como os chips Apple M para computadores e outros dispositivos móveis.

Entretanto, a norte-americana Qualcomm deverá continuar a fornecer a tecnológica de Cupertino com os seus chips de rede até, pelo menos, 2024, ano em que deve estrear a geração Apple iPhone 16.

Face ao exposto, o chipset 5G da Apple não deve ver a luz do dia antes de 2025, usando a empresa esse tempo para aperfeiçoar a sua própria solução, agora que também já deu o primeiro passo, sério, na adoção do e-SIM.

Chipsets de rede 5G permanecerão ao cuidado da Qualcomm até 2024

Qualcomm Apple 5G

Esta tese foi agora avançada pelo analista Jeff Pu da agência Haitong International Securities, mostrando-se convicto da utilização de modems de rede Qualcomm nas próximas gerações de iPhone.

Segundo Pu, para a gama Apple iPhone 15 a gigante de Cupertino utilizará o modem de rede Snapdragon X75, ainda por anunciar pela Qualcomm com melhor eficiência energética.

Assim, à semelhança do atual Snapdragon X70, a próxima iteração deste modem deverá ser fabricante de acordo com o processo ou litografia de 4 nm desenvolvido pela TSMC.

Ming-Chi Kuo vem abonar esta tese de utilização de modems Qualcomm até 2025

Apple iPhone 15

Ming-Chi Kuo, famoso analista dedicado aos desígnios da Apple, integrando a agência TF International Securities, veio apontar em junho último que a Apple deve continuar a trabalhar com a Qualcomm para os modelos de 2023.

Face ao exposto, consideramos como praticamente certa a utilização de componentes da Qualcomm, neste caso o modem de redes 5G, para a geração de telefones Apple iPhone 15.

Importa notar que, de momento, a gama iPhone 14 utiliza o modem Snapdragon X65 apresentado pela Qualcomm em fevereiro de 2022. Porém, para a gama iPhone 15 a Apple deverá optar pelo sucessor, o módulo Snapdragon X70 que carece ainda de apresentação.

O consumidor terá melhor receção de sinal de rede e mais bateria

Para o consumidor e leitor comum, isto significa que as velocidades de tráfego de dados poderão ser ainda melhores. Aliás, segundo as previsões, o modem Snapdragon X70 poderá suportar velocidades de download de até 10 Gbps em teoria.

Ademais, este será um modem que exigirá menos energia do smartphone, pelo que a autonomia de bateria sairá reforçada. Em simultâneo, também a latência diminuirá e a força do sinal recebido estará mais forte que nunca.

Não obstante, é a promessa de um modem até 60% mais eficiente no consumo energético que nos deixa efetivamente esperançosos para o Apple iPhone 15, possivelmente o 1.º iPhone com porta USB do Tipo C.

Apple is rumoured to be developing its own 5G chip for future iPhones, but Qualcomm is predicted to remain the supplier of modems for all iPhone 15 and iPhone 16 models, suggesting that Apple's chip will not debut until at least 2025.🤯😲 pic.twitter.com/cmS5kS7TSo

— The Dynamic Lucas (@DiamondboyLucas) 9 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.