Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 é oficial com trunfos de luxo para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 é oficial. Trata-se de um novo SoC (System on chip), vulgo processador de gama média / alta com vários dos trunfos que encontramos na gama de topo - Snapdragon 8 - mas a uma fração do seu preço normal de venda.

Encontraremos este processador na próxima geração de smartphones Android de gama média e de gama média / alta. Ou seja, em telemóveis a custar desde 400 até 800 euros, aproximadamente. Posto isto, está na altura de conhecer este novo chipset.

É o primeiro SoC de gama média da Qualcomm em 2022

Announcing the #Snapdragon 7 Gen 1 Mobile Platform — your total gaming package. It delivers epic mobile gaming, high-speed connectivity, larger-than-life capture, and intelligent entertainment. [1/5] pic.twitter.com/XkSkjjcw3u

— Snapdragon (@Snapdragon) 20 de maio de 2022

O Snapdragon 7 Gen 1 é o primeiro a estrear várias caraterísticas e funcionalidades para este segmento de preços. Será primeiramente usado em smartphones da Xiaomi, OPPO e da Honor a chegar durante o segundo semestre de 2022 ao mercado.

A propósito, o primeiro telemóvel com este chipset Qualcomm será o OPPO Reno 8 Pro a ser apresentado durante a próxima semana, no próximo dia 23 de maio.

As principais caraterísticas do Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1

Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1

O Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 é construído segundo a litografia de 4 nm. Tem um total de oi núcleos de processamento agrupados em dois clusters ou grupos de quatro. Mais concretamente, temos 4 núcleos Cortex-A710 com frequência máxima de processamento a 2,4 GHz, bem como quatro núcleos Cortex-A510 para as tarefas mais leves.

Este processador conta com a gráfica Adreno 662 GPU que promete um desempenho gráfico 20% superior face à geração anterior. Para além disso, está equipado com o modem X62 5G da Qualcomm que garante velocidades máximas de 4,4 GB/ps em download via dados com ligação dual 5G.

Litografia de 4 nm (octa-core) com nova GPU Adreno 662

Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1

Por outro lado, temos também o suporte para conexão Wi-Fi 6E, bem como o padrão Bluetooth 5.3. Além disso, suporta as tecnologias Snapdragon Sound e aptX para a maior qualidade de som possível via Bluetooth.

Importa ainda frisar que este novo processador de gama média consegue suportar até 16 GB de memória LPDDR5 RAM. Para além disso, o novo "motor" consegue lidar com ecrãs de resolução máxima Quad-HD+ a 60 Hz, ou Full-HD+ até 144 Hz.

O Snapdragon 7 Gen 1 suporta até 16 GB de memória LPDDR5 RAM

Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1

Este processador Qualcomm pode suportar câmaras fotográficas com resolução máxima de 200 MP (sensor único), ou até três sensores de 25 MP, bem como uma combinação destes. Por exemplo, suportará sensores de 64 MP + 20 MP, um combo popular.

Mais ainda, o Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 suporta a gravação de vídeo HD 720p a 480 fps, ou 4K HDR até 30 fps. Contempla ainda o suporte para os padrões HDR10+, HDR10, e para o formato de conteúdo em HLG. Para tal, usa um total de três processadores de sinal de imagem (ISP's) a 14-bits.

With Spectra Triple ISP, users can take photos at an astounding 200MP — a first in the #Snapdragon 7 series — or shoot simultaneously from three cameras. 4K HDR produces photos with incredible contrast, sharpness, and realism. [4/5]

— Snapdragon (@Snapdragon) 20 de maio de 2022

Numa última nota, o novo processador suporta os vários sistemas de localização GPS como, por exemplo, o GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, NavIC, bem como o sistema de banda dupla GNSS.

Por fim, este Qualcomm Snapdragon 7 Gen 1 integra o sistema de segurança Android SE, bem como o Trusted Management Engine que prometem um novo padrão de segurança para as nossas informações mais sensíveis.

Em suma, este é um processador extremamente promissor, custando consideravelmente menos que os chipsets da gama Snapdragon 8. Agora, resta-nos aguardar pela apresentação dos primeiros smartphones Android com este SoC. Algo que ocorrerá já no próximo dia 23 de maio com a apresentação da OPPO.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.