Qualcomm revela qual a sua ‘arma secreta’ para bater o M1 da Apple

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Pronta a revolucionar a indústria de computadores, a Apple deu um passo de gigante no ano passado. A fabricante sediada em Cupertino apresentou o seu system-on-chip, M1, que tem feito as delícias pelo seu desempenho combinado com autonomia de bateria impressionante nos MacBook.

Inesperadamente, não foi a Intel que veio a público dizer que estava pronta para bater as velocidades do M1 no Windows. Mas sim o novo CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, segundo a agência Reuters.

O executivo afirma que a Qualcomm está preparada não só para igualar a Apple, como para a bater ao nível do desempenho e gestão de energia. Mas serão apenas promessas do novo executivo, ou tem a Qualcomm potencial para tornar tal promessa numa realidade?

Qualcomm tem equipa de antigos engenheiros da Apple

Ora, segundo o executivo, a arma secreta serão antigos engenheiros da Apple. Estes foram contaratados pela Qualcomm após esta ter adquirido uma empresa que dá pelo nome de Nuvia.

Antes de formarem essa empresa, os engenheiros terão trabalhado no desenvolvimento do tão badalado M1. Daí que a Qualcomm pretenda comercializar processadores com o dedo desta Nuvia já a partir do próximo ano.

“Se a Arm, com a qual temos um relacionamento há anos, eventualmente desenvolver um CPU melhor do que aquele que podemos construir nós mesmos, então teremos a opção de licenciar o da Arm”, afirmou o executivo. O tempo dirá se as promessas serão cumpridas.

Editores 4gnews recomendam:

  • HBO Portugal: as principais estreias de séries e filmes em julho
  • PlayStation Plus: conhece os jogos mensais do mês de julho (e há bónus)
  • LG apresenta auriculares Bluetooth com autonomia até 24 horas, que se limpam sozinhos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.