Qualcomm promete superar os AirPods Pro da Apple. Entende.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A norte-americana Qualcomm anunciou recentemente a tecnologia Adaptive Noise Cancellation, ou cancelamento dinâmico do ruído para auriculares sem-fios, ou earbuds True Wireless. A nova tecnologia promete superar até o melhor da Apple.

Prometendo um ajuste automático do som com base no encaixe de cada auricular no ouvido do utilizador, a fabricante que nos traz os processadores Snapdragon e outros chips de crucial importância para os smartphones, quer melhorar a qualidade de áudio.

Superar a melhor caraterística dos AirPods Pro

Apelidando-a de "uma nova tecnologia concebida para entregar uma superior experiência de utilização aos earbuds com ANC integrado", a Qualcomm mostra-se seriamente empenhada em melhorar estes gadgets cada vez mais populares.

Por ANC entenda-se Active Noise Cancelation, ou cancelamento ativo do ruído, tecnologia já presente em vários auriculares True Wireless das mais diversas marcas. No entanto, a fasquia da Qualcomm é óbvia, superar o melhor dos AirPods Pro.

Mais concretamente, a tecnologia de ajuste dinâmico que está presente nos melhores auriculares Apple, visando disponibilizar algo ainda melhor para as demais fabricantes. A fabricante de chips promete um ajuste preciso do perfil de áudio e não só.

Cancelamento dinâmico do ruído, a nova aposta da Qualcomm

A premissa é em tudo similar à da Apple e dos seus AirPods Pro. Aí, a gigante de Cupertino afirma que o ajuste é feito até 200 vezes por segundo, garantindo uma equalização perfeita consoante as variáveis e ruído ambiente.

Note-se ainda que os AirPods Pro também têm a forma do pavilhão auditivo em consideração ao calcular e ajustar o seu ANC. Desse modo conseguem criar uma experiência de som superior, verificando também o quão "justos" estão os auriculares no ouvido.

É a partir dessa apuração que os AirPods calculam quanto ruído é que poderá entrar e som que poderá escapar-se, ajustando em seguida o EQ interno. A fórmula da Apple terá sido estudada e aperfeiçoada pela Qualcomm, com mais nuances.

Pode funcionar em todos os tipos de earbuds

A Qualcomm afirma que, teoricamente, o ANC dinâmico pode ser aplicado a todos os tipos de earbuds. Desde os intra-auriculares que selam o canal auditivo com as pontas em silicone, ao novo tipo de true wiress como os Samsung Galaxy Buds Live.

De acordo com o comunicado à imprensa da Qualcomm, o conforto é a chave da sua nova tecnologia, capaz de funcionar satisfatoriamente, mesmo sem as "borrachinhas" intrusivas que, apesar de isolarem bem o som, são mais incómodas.

A nova tecnologia de ANC será aplicada tanto a música como às chamadas de voz, ajustando-se automaticamente a ambas as situações. A segunda parte da equação é o ruído ambiente e demais condições do envolvente.

Até ao momento não existem true wireless earbuds com a tecnologia da Qualcomm. No entanto, a norte-americana deu a saber que já está a trabalhar com a Jabra, Sennheiser, Bang & Olufsen, 1More, Audio Technica, Skullcandy e mais fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12 mini poderá ser o único à altura do iPhone SE
  • Apple pode reservar algo único para o iPhone 12 Pro Max
  • Apple reafirma o compromisso com a liberdade de expressão e Direitos Humanos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.