Qualcomm lança vídeo promocional dos seus processadores para dual-cameras

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Tendo em conta as informações que têm sido divulgadas nos últimos meses, tudo indica que os módulos dual-camera venham a ser um dos próximos trunfos das mais variadas marcas. Isto basicamente consiste em ter dois sensores fotográficos no mesmo módulo, cada um responsável por diferentes tarefas, tudo para que nos sejam entregues as melhores fotografias possíveis.

Claro que para que tudo isto seja possível, tem de existir um motor de processamento por trás. E, assim, estes produtores têm de acompanhar a evolução. A Snapdragon estará a trabalhar nesse sentido e lançou já um vídeo promocional para os seus processadores que suportam módulos dual-camera.

A fabricante norte-americana divulgou recentemente um vídeo no qual publicita e explica as futuras funcionalidades que estes processadores proporcionarão aos aficionados da fotografia. Os Soc´s em questão possuirão dois ISP ou Processadores de Sinal de Imagem, cada um deles referente a um sensor diferente, mas que trabalham em conjunto. Desta forma será possível aumentar a rapidez de focagem das câmaras e ainda criar diferentes efeitos, como uma maior ênfase em apenas uma parte da imagem capturada.

Outra característica interessante é a possibilidade de podermos eliminar uma parte específica da fotografia. No vídeo publicado, eles brincam com o facto de, se em determinada fotografia existir algo que não seja do nosso interesse, ser possível eliminá-lo facilmente.

Agora a questão que se coloca é: quando estarão estas funcionalidades disponíveis? O novo Snapdragon 820 possuiu já um novo Spectra ISP que suporta até 3 sensores diferentes. Na altura da sua apresentação pouco foi explicado sobre esta funcionalidade, mas podemos estar aqui perante uma explicação para o Spectra ISP.

Mesmo sendo esse o caso, falta agora o hardware necessário para tal, algo que ainda não é certo que esteja presente nos próximos flagships. Só nos resta aguardar por mais desenvolvimentos, mas pelo que se pode ver hoje estamos perante funcionalidades bastante interessantes.

Talvez queiras ver:

  • Huawei Nexus 6P não dobra assim tão facilmente, condições manipuladas
  • HTC perde confiança, abandona previsões financeiras
  • Apple avança para o iOS 9.1, terminam assinaturas do iOS 9.0.2

;)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.