Qualcomm apresenta Snapdragon 6 Gen 1 e Snapdragon 4 Gen 1 com grandes melhorias

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A norte-americana Qualcomm decidiu soprar nova vida no segmento de gama média e gama baixa / entrada com novos processadores para estes setores. Fê-lo com os novos Snapdragon 6 Gen 1, bem como o Snapdragon 4 Gen 1 com caraterísticas promissoras.

Temos assim, de momento, os Snapdragon 8 Gen 1 de gama alta, os Snapdragon 7 Gen 1 de gama média / alta, para além dos dois chipsets acabados de apresentar. Está assim completa a mudança de nomenclatura nos principais produtos da fabricante.

Qualcomm acaba de "revolucionar" os segmento de gama média e gama baixa

Os novos Snapdragon 4 Gen 1 e Snapdragon 6 Gen 1 surgem em resposta ao crescimento da rival MediaTek no segmento de gama média e gama baixa. O melhor de tudo? Até o modelos Snapdragon 4 Gen 1 tem plena compatibilidade com as redes móveis 5G.

Por outro lado, nenhum dos dois novos processadores tirará partido da nova arquitetura de chips ARMv9. Este trunfo permanecerá um exclusivo dos Snapdragon 8 e Snapdragon 7. Assim sendo, temos a arquitetura ARMv8 nos novos chips, a mesma que a Google usa nos seus processadores Tensor a equipar os atuais flagships da marca, portanto, não ficarão privados de bom desempenho.

Chegou o novo processador Snapdragon 6 Gen 1 da Qualcomm

Introducing the #Snapdragon 6 Gen 1 Mobile Platform, providing brilliance beyond expectation and fueling dynamic experiences. 💯 Here are some of its most prominent features. 👇

— Snapdragon India (@Snapdragon_IN) 6 de setembro de 2022

Em primeiro lugar, o Snapdragon 6 Gen 1 é baseado na litografia de 4 nm e, na prática, vem substituir o chipset Snapdragon 695 com melhorias significativas de desempenho. Com efeito, a Qualcomm aponta uma melhoria de 35% nos gráficos (GPU) e de 40% no poder de processamento (CPU).

A Qualcomm não especificou se a fabricante deste processador será a Samsung ou a TSMC, mas recordamos que foi a gigante sul-coreana, Samsung, a responsável pela produção dos Snapdragon 7 Gen 1. Seja como for, este é um novo chipset que traz mais poder de processamento e gráfico para a gama média.

Melhorias de até 40% no processamento face ao Snapdragon 695

SNAPDRAGON 6 GEN 1

O Snapdragon 6 Gen 1 integra um processador de sinal de imagem triplo a 12-bit, mais concretamente, o 12-bit Spectra Triple ISP com suporte para captação de imagens em HDR. Suporta uma resolução máxima de 200 MP para sensores de imagem.

Pode também captar vídeo em HDR e usa a 7.ª geração do motor de inteligência artificial Qualcomm AI Engine. Para além disso, afirma trazer melhorias para a qualidade do efeito bokeh, para além de melhor gestão energética e poder de processamento.

Por fim, o Snapdragon 6 Gen 1 usa o modem de comunicações Gen Snapdragon X62 5G, tendo suporte para o padrão Wi-Fi 6E.

Eis o novo processador Snapdragon 4 Gen 1 da Qualcomm

Unveiling the brand new #Snapdragon 4 Gen 1 Mobile Platform. Curious how it powers your favorite moments? Take a look 👇

— Snapdragon India (@Snapdragon_IN) 6 de setembro de 2022

O Snapdragon 4 Gen 1 da Qualcomm traz um grande salto para o segmento de gama baixa. Em primeiro lugar, o SoC é construído de acordo com a litografia de 6 nm, afirmando-se como uma ligeira melhoria face ao atual Snapdragon 480.

A principal melhoria de desempenho deve-se à utilização de dois núcleos ARM Cortex-A78, bem como seis núcleos Cortex-A55. Ou seja, para a gama de entrada a Qualcomm permanecerá fiel à fórmula 2 + 6 na configuração nucleica dos seus chipsets.

Melhorias de até 15% no poder de processamento com o novo chip Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 4 Gen 1

De acordo com a Qualcomm, os núcleos de maior dimensão terão uma frequência de até 2,0 GHz. Isto comporta uma melhoria de 15% no poder de processamento face aos Snapdragon 480 no mercado. Para além disso, a gráfica também é atualizada com uma nova Adreno GPU e usa o controlador de memória LPDDR4X-4266.

O novo Snapdragon 4 Gen 1 suporta câmaras até 108 MP, um grande salto face ao limite anterior de 64 MP. Para além disso, o novo chipset também suporta as redes móveis 5G. Isto deve-se à inclusão do modem Snapdragon X51. Porém, só temos acesso ao 5G sub-6 e não ao mmWave.

Não obstante, o novo processador conseguirá proporcionar velocidades de download de até 2,5 GB/ps e de upload até 900 Mb/ps. Infelizmente, contudo, só temos suporte para os padrões Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2.

Questions about our brand new #Snapdragon 6 Gen 1 and Snapdragon 4 Gen 1 Mobile Platforms? Drop ‘em below. 👇 pic.twitter.com/jnprdsiqGK

— Snapdragon (@Snapdragon) 6 de setembro de 2022

Por fim, os Snapdragon 4 Gen 1 chegarão em breve ao mercado pela mão da IQOO, mais concretamente no smartphone iQOO Z6 Lite ainda em 2022. Já o Snapdragon 6 Gen 1 chegará ao mercado no início de 2023, provavelmente pela mão da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.