Qual será o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o chip Snapdragon 8 Gen 2?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Qualcomm já garantiu que o novo processador premium Snapdragon 8 Gen 2 chegará mais cedo que o seu antecessor.

Tudo para que os fabricantes de smartphones consigam ter no mercado os seus novos terminais de topo com este chip antes do Festival da Primavera na China. Mas quem é que vai ganhar esta corrida?

Xiaomi e Motorola disputam primeiro smartphone com novo chip de topo

Qualcomm Snapdragon
A Qualcomm vai anunciar o novo chip Snapdragon 8 Gen 2 em novembro Crédito@MonoarRahmanRony/Pixabay

No mês passado, a Qualcomm confirmou que irá revelar o novo processador de topo, Snapdragon 8 Gen 2, mais cedo do que aconteceu com a versão anterior deste chip. Ao que tudo indica, a marca estará a responder aos pedidos dos fabricantes de smartphones para antecipar este anúncio, de forma a que durante o Festival de Primavera da China os novos modelos possam já estar nas prateleiras das lojas.

Agora o conhecido leaker Digital Chat Station avança que os primeiros smartphones equipados com o novo chip chegam ao mercado já a partir de meados de novembro. Mas qual será a marca a ganhar esta corrida? Tanto a Xiaomi como a Motorola estão bem posicionadas para fazerem chegar ao mercado o primeiro flagship com o processador de topo da Qualcomm, durante o mês de novembro.

Mas atenção, o mercado chinês será o primeiro, e numa fase inicial o único, a disponibilizar aos utilizadores finais os smartphones com Snapdragon 8 Gen 2. Já a Europa terá de esperar mais um pouco, sendo que numa perspetiva (bastante) otimista tal poderá acontecer ainda durante o ano de 2022.

Motorola Edge 40 Pro com Snapdragon 8 Gen 2 e outras surpresas

O leaker Evan Blass já partilhou, na rede social Twitter, algumas das especificações que podemos esperar ver no próximo topo de gama Motorola. Segundo o leaker, o Edge 40 Pro, com o nome de código Canyon, será o modelo que vai integrar o novo chip Snapdragon 8 Gen 2.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. De acordo com Evan Blass, esta versão vai contar com um ecrã com resolução Full HD+ e uma elevada taxa de atualização de 165 Hz.

O Motorola Edge 40 Pro terá ainda uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide igualmente com 50 megapixéis e um sensor telefoto com 12 megapixéis de resolução.

Para já não são conhecidas mais informações, mas nos próximos tempos mais rumores vão desvendar outras informações cruciais sobre o novo terminal.

Xiaomi 13 com novo processador da Qualcomm e carregamento de 100 watts

Também a Xiaomi quer ser a primeira a chegar ao mercado com o novo processador. Especialmente depois de, no ano passado, ter sido superada pela Motorola com o chip Snapdragon 8 Gen 1.

São poucas as informações disponíveis sobre a nova série Xiaomi 13, além de ser conhecido que todos os modelos desta linha vão estar equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2.

Mas recentemente o leaker Digital Chat Station revelou que o flagship da marca chinesa vai contar com um ecrã curvo de 6,36 polegadas com uma taxa de atualização de 120 Hz. O conhecido leaker avançou ainda que o design do ecrã será assente em molduras ultrafinas e com um furo central para alojar o sensor da câmara.

Digital Chat Station desvendou ainda informações cruciais sobre a bateria do modelo que terá uma única célula que vai fornecer suporte para carregamento rápido de 100 watts e carregamento sem fios de 50 watts.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt