PS5: nova tática permite aos scalpers comprar a consola antes desta ser disponibilizada!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

As lojas europeias voltaram a ter stock da consola de nova geração da Sony, mas mais uma vez os grupos de pessoas que açambarcam consolas para as revender a preços exorbitantes voltaram a levar a melhor. Os scalpers recorrem agora a uma nova tática que lhes permite ter acesso ao stock da PS5 antes sequer deste ser disponibilizado aos consumidores.

A notícia mais recente chega da retalhista britânica Argos, que admite que vários scalpers conseguiram encomendar a consola um dia antes desta ser colocada à venda no website da empresa.

É quase impossível comprar uma PS5 graças aos scalpers

PlayStation 5

A Argos anunciou que iria colocar à venda algumas unidades da PS5 no dia de ontem, 26 de janeiro. No entanto, quando os consumidores foram tentar a sua sorte na hora de adquirir uma foram confrontados com os habituais problemas.

Desde um website inacessível a várias mensagens a anunciar que o stock já estava de novo indisponível segundos depois de ser colocado à venda, tudo serviu para enlouquecer os pretendentes.

Ao que parece os scalpers estão a recorrer a um servidor de Discord onde podem pagar para receber links para a página da PS5 em várias lojas com antecedência. Significa isto que estes indivíduos tiveram acesso ao stock antes que o público geral lhe pudesse deitar as mãos.

A Argos indica ter terminado o acesso a esses links mas admite não ter ideia de quantas consolas foram compradas com recurso a este método.

Difícil comprar uma PS5 também em Portugal

Em Portugal a consola voltou a ficar disponível também durante o dia de ontem, mas foram relatados vários problemas deste género.

Os websites congelaram e as poucas unidades disponíveis voaram em segundos, levando várias pessoas ao desespero e a deixar queixas nas redes sociais.

Não se sabe se por cá o problema passa também pelo scalping com recurso a esta nova tática mas a verdade é que o stock limitado que vai sendo disponibilizado desaparece em segundos após ser colocado à venda.

O problema pode passar também por alguma falta de preparação dos sistemas informáticos das retalhistas, pouco capaz de lidar com a tremenda afluência gerada pelo interesse na consola da Sony.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.