PS5: Comando DualSense começa a mostrar problema que todos temiam!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Já passou mais de um mês sobre o lançamento oficial da PlayStation 5, e os jogadores já tiveram tempo para dar bom uso ao seu novo comando DualSense, tirando partido dos seus famosos gatilhos adaptáveis.

Parece agora que com o uso chegam os primeiros problemas, e os relatos dos jogadores fazem antever um possível problema sério de hardware relacionado com esses mesmos gatilhos inovadores que transformam por completo a experiência de jogo.

Gatilhos do comando DualSense da PS5 estão a deixar de funcionar

DualSense desmontado

Vários fóruns têm sido inundados de relatos de milhares de jogadores que indicam que os gatilhos adaptáveis do DualSense começam a não funcionar devidamente. Um jogador revela até que o seu botão R2 deixou de funcionar, ficando completamente solto durante uma sessão de Spider-Man: Miles Morales.

Existem vários outros relatos que apontam problemas com o gatilho R2, que aparentemente começa a perder sensibilidade com o passar do tempo, deixando de exercer a contra-força que torna este comando numa experiência sensorial tão diferente.

Apesar de várias queixas no mesmo sentido, é difícil avaliar a extensão do problema. O que deixa os utilizadores mais preocupados é o facto de parecer ter origem num defeito de fabrico e não em algo que se possa resolver com uma simples atualização de firmware.

A Nintendo Switch também sofre com um problema recorrente nos seus Joy-Con, onde os sticks analógicos se mexem de forma aleatória sem intervenção do utilizador. A Nintendo já reconheceu o problema e pediu desculpa pelo sucedido, mas não há muito que possam fazer para o resolver sem substituir o comando.

DualSense é o foco da experiência PS5

O novo comando DualSense é o centro da experiência next-gen da PlayStation 5, oferecendo aos jogadores uma camada adicional de imersão.

A forma como a Sony desenhou o comando para oferecer feedback háptico e os seus gatilhos adaptáveis transformam por completo a ligação entre o jogador e a experiência, deixando definitivamente para trás o simples motor de vibração que nunca foi adorado por muitos jogadores.

Os gatilhos são parte integrante desta nova forma de sentir o jogo, capazes que são de te fazer sentir as diferentes superfícies onde caminhas ou a resistência dos gatilhos de diferentes armas, por exemplo.

Uma avaria neste sistema implica necessariamente a troca de comando, isto se quisermos continuar a usufruir daquela que é para muitos a maior inovação da nova geração de videojogos.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.