Este mini PC gaming portátil é a 'bomba' perfeita para amantes de jogos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se GPD Win 3 e, à primeira vista, parece mais uma consola portátil lançada para o mercado gaming. Um olhar mais atento revela que, na realidade, se trata de um poderoso mini PC gaming com Windows 10.

Trata-se de um equipamento com um gamepad (comando) completamente integrado. Conta com um ecrã de 5.5” polegadas com resolução HD (720p), que esconde por baixo um teclado.

GPD Win 3

Tal como podes ver nas imagens, este teclado é revelado se deslizares o ecrã para cima. O comando conta com tudo o que precisas para jogar, desde joysticks, a gatilhos que parecem ser promissores.

Na parte de trás e superior temos as ventoinhas. No fundo, encontram-se as colunas e uma porta USB-C Thunderbolt 4.0. O equipamento tem também uma porta USB-A, entrada para auriculares 3.5mm e porta microSD. Na sua dockstation, os utilizadores podem ter mais três portas USB-A, uma USB-C, uma HDMI e uma RJ45.

O GPD Win 3 promete suportar os jogos mais recentes. Para isso conta com o apoio de um processador Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração, 16GB de RAM e 1TB de SSD. Na gráfica também não vacila, contando com uma Intel Xe GPU.

É referido que a bateria deve durar entre duas a três horas em jogos mais intensivos, podendo chegar às 11 horas em uso leve. Podes esperar que consiga correr jogos AAA a 60 frames por segundo, neste painel de 720p. Além disso, através da dock, podes ligá-lo a um monitor externo.

Preço do GPD Win 3

O equipamento vai custar 799 dólares (cerca de 656 euros). Caso tenhas interesse neste, podes encontrá-lo listado na plataforma de crowdfunding IndieGoGo, e ficar atento ao futuro começo da campanha.

Tal como acontece em tantas outras plataformas desta natureza, apoiar os projetos nunca tem como garantia que os produtos irão ser realmente produzidos, visto que o mínimo valor pretendido pela empresa pode não ser alcançado. Se tiveres interesse, ajuda a que tal aconteça.

GPD Win 3

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.