PS5: caixas vazias da consola à venda no eBay por milhares de dólares

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A procura pela PlayStation 5 não dá sinais de abrandamento, e já foram relatados vários casos de burlas relacionados com a consola desde o seu lançamento. Recentemente foi detetada mais uma tentativa insólita de fazer dinheiro com a PS5, já que apareceram pelo eBay várias listagens a vender caixas vazias por somas bastante avultadas.

A culpa da falta de stock da consola de nova geração da Sony tem vários rostos. Alguns culpam a marca enquanto outros olham para o cenário pandémico como principal responsável pelos entraves à produção, mas há ainda o caso dos scalpers e burlões que procuram fazer dinheiro a todo o custo.

Caixas vazias da PS5 são a nova loucura no eBay

Caixa da PS5 no eBay
Exemplo de listagem de caixa da PS5 no eBay

Agora parece que a moda é colocar à venda no eBay as caixas vazias da consola, talvez na esperança de apanhar algum fanático mais desprevenido. No entanto com preços a rondar os mil dólares seria de esperar que se prestasse mais atenção ao que se está realmente a comprar.

Desde o lançamento da consola foi fácil encontrar na plataforma vários leilões de caixas vazias da PS5 com preços exorbitantes, que só agora parecem estar a ganhar tração.

Em quase todas estava explícito que se tratava apenas da caixa, mas isso não impediu guerras de licitações na ânsia de garantir um dos bens mais escassos do momento.

Os responsáveis pelo eBay já se pronunciaram sobre o assunto e garantem que estão a tomar medidas para colocar ponto final neste tipo de vendas, já que assumem poderem ter um carácter enganador.

Apesar do número de leilões já realizados o eBay garante que ninguém comprou efetivamente uma caixa vazia da consola por estes valores julgando tratar-se da própria consola.

eBay sem mãos a medir com fraudes relacionadas com a PS5

No entanto correm relatos de que existem mesmo alguns lesados por esta tentativa de burla que viram as suas transações efetivadas e o seu dinheiro desaparecer a troco de uma simples caixa de cartão.

O eBay garante que se alguém receber um item que não corresponda à imagem apresentada devolve o dinheiro, caso o negócio tenha sido feito no seu marketplace. No entanto a maior parte das descrições refere tratar-se da caixa e apresenta uma imagem da mesma, facto que pode dificultar eventuais queixas de burla.

Mais ainda, os responsáveis pela plataforma dizem ter redobrado esforços para detetar e remover estas listagens fraudulentas de forma a impedir que potenciais vítimas sejam enganadas.

Mesmo assim, recomendam que os seus utilizadores leiam cuidadosamente a descrição dos produtos antes de avançarem para uma compra, especialmente se o valor é especialmente elevado.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.