PS5: Sony regista nova funcionalidade que pode mudar a forma como jogas!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 foi lançada apenas em novembro do ano passado, e apesar de trazer já consigo várias novidades em relação à geração anterior é natural que a Sony considere sempre novas formas de a tornar ainda mais interessante. Uma patente registada recentemente aponta agora para a adição de uma funcionalidade in-game que pode revolucionar a forma como jogas.

A Sony continua a tentar perceber aquilo que os jogadores querem agora que entramos numa nova era do gaming. A interatividade é sempre uma das prioridades das companhias de videojogos e é nesse sentido que a marca registou a patente para um sistema de notas ou recados entre utilizadores dentro do jogo.

Sony quer ajudar os jogadores de PS5

Esta patente em particular sugere a possibilidade dos jogadores deixarem notas em áudio e texto para que possam ajudar outros utilizadores. A ideia é facilitar a vida dos que muitas vezes têm de procurar ajuda para passar determinado nível ou derrotar um certo boss.

Num jogo onde não existe a opção de pausar é ainda de maior relevância o acesso a informações em tempo real. A Nintendo usa um sistema deste género em Super Mario Maker 2, onde é possível deixar pequenas notas que podem ser ativadas ou desativadas.

A patente registada para a PS5 descreve um método para gerir dicas de gameplay geradas pelos utilizadores. Estas dicas ou informações existirão dentro do espaço de jogo, geridas por um sistema virtual de coordenação.

Esta seria mais uma forma de melhorar a experiência dos jogadores com a consola e os seus jogos, fomentando não só a interação mas também o espírito de entreajuda. Com certeza todos já nos sentimos perdidos num jogo e desejámos ter acesso a dicas rápidas que nos permitam avançar.

PS5 procura fomentar interação e entreajuda

Este sistema de notas pode ser uma grande ajuda em vários cenários, levando elementos dos típicos guias diretamente para o mundo de jogo.

Claro está, existe sempre o potencial para ser usado como forma de enganar os outros através de indicações falsas mas isso terá de ser gerido pela Sony através da moderação.

A ideia é boa uma vez que procura ajudar os jogadores, mas o seu sucesso será determinado pela forma como é implementada. Seja como for é algo que vale a pena ter em atenção, especialmente se for possível usar apenas quando necessário.

Editores 4gnews recomendam:

  • GTA 6: nova patente sugere mundo de jogo mais inteligente de sempre!
  • Asus: novo monitor ROG Swift PG32UQ é perfeito para PS5 e XSX!
  • 2020 Game é o jogo perfeito que retrata o pesadelo que foi 2020!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.