GTA 6: nova patente sugere mundo de jogo mais inteligente de sempre!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Os últimos meses têm trazido vários rumores acerca do possível desenvolvimento de Grand Theft Auto 6, mas agora é uma patente da Take-Two Interactive que está a entusiasmar os fãs da franquia. A empresa mãe da Rockstar parece querer dar às personagens não jogáveis da próxima iteração da série maior inteligência e capacidades de navegação.

A patente, que tem a data de outubro de 2010, regista um sistema e método de navegação virtual num ambiente de jogo. Em termos simples, a ideia será dotar os NPC (personagens não jogáveis) de maior inteligência artificial.

GTA 6 pode ter mundo mais orgânico e vibrante

Conseguido este objetivo será o primeiro passo para a criação de um mundo de jogo muito mais credível e orgânico, onde ficarão para trás as rotinas pré-determinadas que estas personagens costumam ter nos videojogos.

A Rockstar havia já dito que as soluções de IA atuais estão a ficar um pouco ultrapassadas, pelo que seria crítico para o futuro dos seus jogos o desenvolvimento de uma forma de dar outra vida às personagens que servem para compôr o mundo de jogo. A solução pode muito bem estar agora registada nesta patente.

Esta patente destaca ainda que os sistemas convencionais permitem aos produtores acesso limitado a determinados recursos. Caso desejem popular o seu mundo com elementos ativos então será necessária uma nova tecnologia de forma a oferecer-lhes as ferramentas necessárias para criarem experiências dignas da nova geração.

Em qualquer jogo, os elementos que vês a circular por uma cidade estão a agir de acordo com guiões que permitem apenas um determinado número de instâncias. Tipicamente os NPC conduzem todos à mesma velocidade, seguem os mesmos caminhos e fazem as mesmas coisas.

GTA 6 pode ser o melhor que a nova geração tem para oferecer

É precisamente este padrão de previsibilidade de comportamento que a Rockstar deseja mudar em Grand Theft Auto 6. A empresa quer abandonar os sistemas desadequados do presente para abraçar os mundos virtuais realistas do futuro, que não estejam limitados pelo hardware ou software.

Os sistemas presentes na patente apontam para NPCs com diferentes personalidades e modos de agir. Talvez os mesmos sejam capazes de reagir de forma diferente em diferentes situações, adaptando-se ao contexto em vez de forçarem os produtores a adaptarem-se às suas limitações.

As possibilidades para esta nova tecnologia são infinitas, mas têm o potencial para transformar a forma como reagem os sujeitos passivos à presença do jogador, resultando em mundos de jogo mais vibrantes e realistas.

GTA 6 continua sem data de lançamento, com o estúdio que o produz a recusar falar sequer sobre o seu desenvolvimento. Apesar disso onde há fumo costuma haver fogo, por isso talvez este seja o ano em que o jogo será finalmente anunciado.

Editores 4gnews recomendam:

  • GTA San Andreas com gráficos de PS5: o trailer que te vai surpreender
  • GTA V: cena icónica é recriada pelos atores na realidade
  • Rockstar cancela outros projetos para se focar em GTA 6
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.