Project Leonardo: o novo controlador para PS5 que permite a troca de peças

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony aproveitou os holofotes do CES 2023 para apresentar o seu Project Leonard. Este trata-se de um novo controlador para PS5 que permite a troca de peças e fornece várias opções de software.

Este novo controlador está também a ser desenvolvido para permitir que jogadores com necessidades especiais possam jogar com mais conforto e por um período maior de tempo.

Sony Project Leonardo apresentado no CES 2023

Introducing Project Leonardo for PS5, a highly customizable accessibility controller kit designed to help players with disabilities play more easily, more comfortably, and for longer periods. More info: https://t.co/qqCfpnPJr6 pic.twitter.com/IM0iulP0Fk

— PlayStation (@PlayStation) 5 de janeiro de 2023

Durante a edição do Consumer Electronics Show (CES) deste ano que decorre até ao próximo dia 8 de janeiro, a Sony apresentou o Project Leonardo. Trata-se de um novo controlador para PS5 que vem com uma função louvável e novidades muito desejadas.

A gigante japonesa dos jogos está a desenvolver este novo controlador para permitir que pessoas com necessidades especiais possam “jogar com mais conforto e por períodos de tempo mais longos”. Esta é a função louvável.

Sony Project Leonardo
Crédito@Sony

Agora vamos às novidades apetecíveis. O novo controlador traz consigo um kit de peças personalizáveis que permite trocar as peças incluídas por outras. Acrescente-se ainda várias opções de software. De acordo com Jim Ryan, CEO da PlayStation, a ideia é fornecer “uma experiência pronta para utilização”.

Este equipamento foi especialmente desenvolvido para responder às necessidades de jogadores com “controlo motor limitado” que têm dificuldade em segurar um controlador por um longo período de tempo, em posicionar os dedos e apresentam também dificuldade em pressionar, com precisão, botões pequenos.

Para resolver estas questões, o novo controlar tem os botões em duas almofadas circulares planas, com uma área expandida de pontos de pressão. A Sony considera este controlador como um “ecrã para jogadores”, uma vez que é totalmente personalizável e inclui botões de vários tamanhos e formas.

Sony Project Leonardo
Crédito@Sony

Por outro lado, o Project Leonardo permite também mapear vários botões para a mesma função. É também possível armazenar as configurações dos botões como perfis. Tudo para facilitar a seleção desejada e adequada aos vários tipos de jogos.

Ainda que a Sony tenha apresentado este novo controlador, o mesmo continua em fase de desenvolvimento. Por essa razão, a gigante japonesa não avançou com informações sobre a sua data de chegada ao mercado e sobre o preço final de venda ao público.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt