MagSafe da Apple chegará aos smartphones Android no final de 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema magnético de fixação dos equipamentos para mediar o carregamento sem-fios, e assim, garantir o correto posicionamento dos pontos de contacto é uma das soluções mais pragmáticas da Apple. O seu nome? MagSafe e em breve chegará aos smartphones Android, uma tecnologia que não passou despercebida à indústria mobile.

Em causa está o novo padrão de carregamento sem-fios apresentado pelo Wireless Power Consortium (WPC) foi apresentado na CES 2023. Claramente inspirado pelo padrão da Apple, esta tecnologia ficará também disponível para os smartphones Android e alinhará automaticamente as bobines de indução magnética.

CES 2023 deu-nos a conhecer o MagSafe para smartphones Android

Apple iPhone 12 MagSafe
Sistema MagSafe tal como apresentado pela Apple com o iPhone 12.

A tecnologia está presente nos smartphones Apple iPhone desde 2020, aquando da apresentação dos iPhone 12. Entretanto, os seus méritos foram reconhecidos e a sua implementação estudada pelas demais fabricantes.

Agora, durante a CES 2023, os responsáveis pela Wireless Power Consortium (WPC) anunciaram o novo padrão de carga Qi2 que bebe inspiração no sistema da Apple.

A vantagem do sistema MagSafe da Apple é precisamente o alinhamento automático para fixar os smartphones e dispositivos móveis que tenham compatibilidade com o padrão de carga Qi.

Ou seja, podemos assim carregar desde o iPhone 8 a dispositivos posteriores com maior eficiência energética uma vez que as bobines de indução estão perfeitamente alinhadas.

Sistema de carregamento Qi2 entregará até 15 W de potência aos smartphones Android

Apple MagSafe smartphones Android

Conforme as informações avançadas pelos responsáveis da WPC durante a CES 2023, este padrão estará finalizado até ao final de 2023, data a partir da qual poderá chegar aos fabricantes de smartphones Android.

Entretanto, terá também que ser melhorado, já com novas versões capazes de entregar mais potência a serem estudadas pela entidade.

Importa frisar que, desde 2020, já surgiram alguns adaptadores similares ao MagSafe da Apple para smartphones Android. Porém, nenhum com o mesmo rigor e garantia de bom funcionamento equiparável à solução de Cupertino.

O objetivo? Entregar a mesma experiência de carregamento prático sem-fios aos utilizadores de smartphones Android, tal como encontramos nos Apple iPhone mais recentes.

Maior potência de carga é o próximo objetivo da WPC

Apple MagSafe

Tal como informa a publicação AndroidPolice, esta solução aplicar-se-á não só a smartphones Android, como também a uma miríade de gadgets e acessórios. Sejam eles auriculares, relógios inteligentes, entre outros produtos, tudo ficará alinhado e carregará, sem-fios, de modo mais eficiente e graças à força magnética de alinhamento.

Para já, a WPC espera que os primeiros smartphones Android com o novo padrão de carga Qi2 cheguem ao mercado ainda em 2023 para uniformizarem e nivelarem, pelo menos parcialmente, a experiência de utilização.

Gradualmente, aponta a entidade, veremos também mais gadgets a adotar este novo padrão de carga sem-fios auxiliado pelos ímanes para manter ambas as superfícies alinhadas.

Será, por fim, a implementação de padrões com maior potência de carga que deverá efetivamente convencer os utilizadores dos méritos desta implementação. Para já, contudo, está feita a promessa da chegada do MagSafe ao universo Android ainda em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.