Programador transforma Game Boy Color num acessório nunca antes visto!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Há pessoas cuja criatividade e vontade de explorar a tecnologia leva a invenções bastante interessantes. É o caso do programador JinGen Lim, que utilizou um Game Boy Color para criar um acessório útil: controlar o seu sistema de ar condicionado.

Conforme podes ver no vídeo publicado no Twitter, Lim inseriu um cartucho no Game Boy Color, que contém uma ROM (read-only memory) para controlar o seu ar condicionado.

Este feito é possível através do transmissor de infravermelhos embutido no Game Boy Color, um detalhe muitas vezes esquecido por utilizadores da lendária consola portátil. Originalmente utilizado apenas para transferências de dados, este transmissor pode ser adaptado para várias utilizações.

Lim comprou um cartão de programação para inserir o código personalizado no cartucho, com o total da operação a custar 30 dólares. Além de controlar o ar condicionado, o transmissor de infravermelhos pode também ser utilizado para controlar uma televisão, por exemplo, à semelhança dos sensores em alguns smartphones.

É engraçado como uma consola lançada em 1998 continua a ter utilizações modernas, através de utilizadores engenhosos. Lim afirma que irá continuar a desenvolver esta ideia, potencialmente até criando um jogo interativo, com funções do transmissor de infravermelhos embutidas.

Quem sabe, talvez no futuro Lim lance um tutorial de como fazer o mesmo. Caso aconteça, talvez esteja na hora de pegar no teu velho Game Boy Color e adaptá-lo para estes usos engraçados.

Editores 4gnew recomendam:

  • Como escolher um Power Bank: 5 dicas para uma boa compra em 2020
  • Google Stadia recebe o popular PUBG e FIFA 20 chegará ainda este ano
  • Pokémon GO: como fazer Raids remotamente (à distância)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.