Procura pela Google Home e Alexa aumenta em Portugal!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Home e a Alexa são das assistentes virtuais mais conhecidas para a nossa casa inteligente. Ainda que Portugal não seja um ponto de interesse para a Google e Amazon, temos visto um aumento de interesse neste segmento.

Tivemos essa sensação num dos nossos podcasts da 4gnews. Quando o assunto foi casas inteligentes e o feedback foi incrível. Pois bem, decidimos perguntar aos nossos leitores se tencionam comprar (ou já têm) uma Google Home e Alexa. As respostas foram bem interessantes.

Google Home e Alexa vão crescer em Portugal

Google Home

Na sondagem votaram mais de 500 pessoas e podemos ver que a resposta é bem interessante. Cerca de 41% já contam com uma assistente de voz em casa.

Porém, o mais interessante foi ver que 46% dos questionados tenciona comprar uma destas em breve. Cerca de 13% decidiram que não querem nada destas "modernices". Apenas 1% tem um gadget destes e não os utiliza.

Google Home e Alexa dão vida a uma casa inteligente

Google Home Echo amazon

É verdade que na maior parte das vezes (para conseguires um maior proveito das assistentes) terás de falar em inglês, espanhol ou francês com as assistentes de voz. Português está a melhorar na Google, mas longe de ser a melhor solução. Aliás, até ao dia de hoje não consigo colocar português (Portugal) na Google Home.

Visto que já há alguns anos que utilizo a Google Home, tem sido fantástico ver a sua evolução. Começou por ser um gadget engraçado para controlar luzes e fazer perguntas sem nexo. Hoje em dia é o meu controlador de casa. Desde "reproduz a série que estava a ver na cozinha na Netflix na televisão da sala".

Ou então acordar-me com as luzes a acender e música por toda a casa. Claro que para isso vais precisar de criar um ecossistema de produtos inteligentes. Visto que cada vez mais fabricantes trabalham neste tipo de gadgets, o preço começa (finalmente) a ficar mais acessível. Exemplo disso são as lâmpadas inteligentes que são vendidas na IKEA.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.