Problemas com o monitor ligado ao Mac Mini M1? Apple está a investigar!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple enviou recentemente um memorando interno aos seus fornecedores de serviços indicando que está a investigar um problema que pode resultar em "artefactos cor-de-rosa" em ecrãs ligados ao Mac Mini equipado com processador M1. A questão tem sido relatada por diversos utilizadores nos fóruns de apoio da marca.

Ao que parece vários utilizadores deste computador Mac Mini têm reclamado algum tipo de intervenção da Apple desde o lançamento dos Mac com chip M1, mas só agora Cupertino estará a reconhecer a questão.

Monitores externos apresentam "quadrados cor-de-rosa"

Did Big Sur 11.2 fix the pink squares error on M1MacMinis ? @AppleSupport @appleinsider @AppleSupport #mac #apple #m1 #m1mac #siliconmacs #macmini #m1macmini pic.twitter.com/UHmIuXhTto

— Fatih @Vidyograf (@FatihVidyograf) 22 de janeiro de 2021

Ao olhar para os comentários do utilizadores parece claro que o problema afeta mais os monitores ligados por HDMI, por isso se o teu está ligado por Thunderbolt não deverás ver os artefactos.

A Apple não avançou uma data para resolver a questão mas pode ser que a solução chegue com o lançamento oficial da versão 11.3 do MacOS Big Sur.

Uma coisa é certa, esperava-se que a atualização 11.2.1 pudesse trazer alguma solução mas isso não aconteceu. A versão 11.3 está em fase beta desde o dia 2 de fevereiro pelo que não deve demorar muito até chegar a todos os utilizadores.

A Apple sugere entretanto uma solução provisória para a questão, que podes encontrar em baixo.

Solução provisória para o problema dos "quadrados cor-de-rosa"

  1. Coloca o Mac Mini em Sleep Mode
  2. Espera 2 minutos e acorda o Mac Mini
  3. Desliga o ecrã do Mac Mini e volta a ligá-lo
  4. Ajusta a resolução do ecrã em Preferências de Sistema > Ecrãs

Caso o problema se mantenha depois de reiniciares o Mac Mini a Apple sugere que repitas os passos descritos em cima.

Nos meses recentes têm surgido vários problemas relacionados com ecrãs e os Mac M1, que vão desde dificuldades nas ligações USB-C à indisponibilidade de algumas resoluções quando se recorre a displays ultra-wide ou super ultra-wide.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.