Samsung: pode ser esta a resposta da marca aos Apple Glass!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Há já algum tempo que a Samsung considera a ideia de lançar uns óculos dedicados à Realidade Aumentada, mas parece agora que a marca está mesmo a preparar o lançamento de um wearable desta gama, à semelhança do que a rival de Cupertino deve fazer com os seus Apple Glass.

Um conhecido leaker de gadgets publicou dois novos vídeos conceptuais que nos mostram algumas das coisas que uns possíveis Samsung Glasses Lite poderão vir a fazer.

Samsung Glasses Lite seriam a solução ideal para trabalho e lazer

Nos vídeos podemos ver os óculos a possibilitarem a projeção de um ecrã virtual onde seria possível trabalhar, jogar ou experimentar outros conteúdos multimédia.

O conceito é tão elaborado que nos mostra as capacidades de controlar um drone DJI com acesso à telemetria necessária para, por exemplo, proceder à gravação de conteúdos.

Seria até possível ativar um "Modo Óculos de Sol" onde as lentes escurecem e servem como proteção nos dias em que o Sol mais brilha.

Num outro vídeo podemos ver o conceito de uns "Samsung AR Glasses," que permitiriam ao utilizador a visualização de objetos em 3D no mundo real, algo bastante semelhante ao que os HoloLens da Microsoft são capazes de fazer.

O futuro passa pela Realidade Aumentada

Apesar do que podemos ver nestes vídeos conceptuais, as coisas estão ainda um pouco longe de poder chegar ao consumidor num estado tão perfeito quanto seria desejável.

Não deixa contudo de ser muito interessante perceber que a interação com os objetos virtuais seria feita através de um smartwatch. A solução parece bem mais realista do que usar movimentos das mãos para controlar a navegação, algo que precisa ainda de muito aperfeiçoamento.

É ainda relevante que a Apple tenha avançado para o desenvolvimento de uns óculos de Realidade Aumentada já com um smartwatch em carteira, jogada que a Samsung também poderá fazer.

Já o Facebook parece ter escolhido o percurso inverso, já que depois de oferecer dispositivos de Realidade Virtual e estar a desenvolver óculos AR estará também a trabalhar num smartwatch.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 7 melhores truques e dicas para os Samsung Galaxy S21
  • Samsung Galaxy A32 4G: o maior segredo pode ter sido desvendado
  • Samsung deverá tomar decisão questionável no seu próximo smartwatch
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.