Primeiro monitor de 17.3" com resolução 8K chegará ainda este mês

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos anos os produtores de smartphones, televisões, monitores e afins têm se focado principalmente no aumento da resolução de ecrã dos seus produtos. Não podemos negar a impressionante qualidade de imagem que uma televisão SUHD nos apresenta, mas até que ponto o olho humano consegue notar a verdadeira diferença?

Há quem diga que a maior densidade de pixels notada pelo olho humano é de 300ppi. Se assim é porque as fabricantes continuam a insistir num aumento de resolução? Independentemente das suas motivações, o certo é que as resoluções vêm aumentando de ano para ano e agora chegamos mais um absurdo produto.

Proveniente de um empresa asiática chega-nos o primeiro monitor do mundo, com 17.3 polegadas, com uma absurda resolução de 8K. Quem se encontra por detrás do desenvolvimento de tamanha coisa é a Japan Display, uma espécie de consórcio entre a Sony, Toshiba e Hitachi, especializada em tecnologia LCD.

Como seria de esperar, este novo monitor utiliza um ecrã LCD de 17.3 polegadas, onde se encontra inserida uma resolução de 8K, qualquer coisa como 4320 x 7680 pixels. Na prática isto resulta numa densidade de 510ppi, um frame rate de 120GHz e um contraste de cores de 2000:1.

Claro que não é qualquer utilizador que realmente necessitará deste tipo de tecnologia e por isso mesmo a Japan Display afirma que o seu novo produto é direcionado para edição de vídeo e imagem, suporte medicinal ou até mesmo para os aficionados em videojogos.

O preço deste monitor ainda não foi avançado, mas certamente não será nada barato. O mesmo deverá ser mostrado ao público já no próximo dia 7 de Outubro, no decorrer da CEATEC 2015 organizada no Japão.

Talvez queiras ver:

  • Quem precisa de uma câmara Reflex quando se tem um iPhone?
  • O Microsoft Lumia 950 e o seu leitor de retina em nova imagem (render)
  • LG V10 custará $600 e será colocado à venda ainda este mês na Coreia
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.