Primeiro Macintosh completa 36 anos! Recorda um pedaço histórico da tecnologia

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Em janeiro de 1984, Steve Jobs e a Apple fizeram história ao apresentar o primeiro Macintosh em Cupertino, na Califórnia. A icónica apresentação iniciou alguns dos trejeitos típicos das apresentações de Steve Jobs, como as surpresas e teatralidade. Vê o vídeo.

Jobs simplesmente retirou o Macintosh de um saco, introduziu a disquete e deixou o computador fazer o resto. O primeiro Macintosh foi promovido como uma máquina de processamento de texto e imagem e incluía uma pacote gráfico bem como um rato.

O primeiro Macintosh foi uma aposta "ou vai ou racha" por parte da Apple. Na altura, o mercado de computadores pessoais e empresariais era completamente dominado pela IBM, que hoje em dia ainda fabrica equipamentos sobre a marca Lenovo

Especificações do primeiro Macintosh

  • Ecrã preto e branco de 9 polegadas
  • Processador Motorola 68000 de 8MHz
  • 128KB de RAM
  • Entrada para disquetes 3.5"
  • Peso de 7 quilos

Comparado com qualquer computador atual, as especificações do Macintosh são ridiculamente baixas. Aliás, até os smartwatches mais básicos possuem mais capacidades que este Desktop. Desta perspetiva, conseguimos perceber o quanto a tecnologia evoluiu em 36 anos.

O primeiro Macintosh vendeu bem, apesar do preço

Quando lançado, o primeiro Macintosh tinha uma etiqueta de 2500 dólares. Ajustando para a atualidade, estamos a falar de 6000 dólares ou 5442 euros. Apesar do preço avultado, a Apple vendeu 70 mil unidades desde o lançamento até maio de 1984.

Existe ainda o famoso anúncio da Super Bowl, o evento desportivo americano, apresentado poucos dias antes do anúncio do Macintosh. O anúncio enigmático certamente ajudou a aguçar a curiosidade dos consumidores e a aumentar as consequentes vendas da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple perde terreno nas marcas mais valiosas de 2020. Conhece o top 10
  • Samsung vai lançar serviço semelhante ao AirDrop da Apple
  • Apple apostou forte na privacidade no iOS 13 e já está a dar frutos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.