Os últimos dias trouxeram até às minhas mãos o novo Galaxy S24 Ultra. Estou há dois dias com o novo topo de gama da Samsung e já dá para escrever algo sobre as minhas primeiras impressões. E claro, como tive oportunidade de o colocar lado a lado com o antecessor, o S23 Ultra, dá para perceber da melhor forma as mudanças estéticas.
Não mudou nada? Não é bem assim!
Um primeiro olhar, ao longe, dos Galaxy S23 Ultra e S24 Ultra pode dar a entender que não existem mudanças. Até porque quando os vemos de trás parece que nada mudou. Mas há uma grande mudança de design.
Durante vários anos a Samsung foi a grande impulsionadora dos ecrãs curvos e o modelo Ultra era o único equipamento que ainda possuía essa ideologia. Isso muda com o novo S24 Ultra que agora tem um painel plano. A moldura mantém uma ligeira curvatura, que é de salutar e sustenta a ergonomia do aparelho.
Melhorou o conforto… e a usabilidade
O facto de termos um ecrã plano, na minha usabilidade, é uma mudança que elogio. O painel agora tem margens menores e existe um maior aproveitamento do fantástico ecrã deste smartphone. E para os fãs da S Pen, ter um ecrã plano também a torna mais usável e útil em todos os aspetos.
Outra coisa bastante positiva é o denominado vidro Gorilla Armor. Este é mais resistente, mas esses testes deixo-os para os especialistas em quedas que já começaram a confirmar esse facto.
Além de termos um ecrã mais brilhante, este vidro também evita mais os reflexos. Para um país com tanto sol como Portugal, este promete ser o smartphone com melhor legibilidade no mercado.
A bateria continua excelente e o smartphone voa
Ainda é cedo para tirar conclusões sobre a bateria, mas as primeiras impressões são de que continua excelente. Esse já era um dos pontos fortes do S23 Ultra. E no novo modelo parece-me que continuamos com bateria para um dia e meio a dois dias. Mas na análise completa teremos uma visão mais sensata neste campo.
O S23 Ultra 'voava' com o desempenho do Snapdragon 8 Gen 2 e o novo S24 Ultra é um passo em frente com o Snapdragon 8 Gen 3. O utilizador comum não notará grandes diferenças numa utilização diária, pois ambos são excelentes.
Como tenho tirado algumas fotografias com ambos os equipamentos, nota-se que a app da câmara fornece uma experiência mais fluida no novo modelo. E quanto às funcionalidades de Inteligência Artificial, guardarei as conclusões para a análise completa.
Primeiras impressões são muito positivas
O Samsung Galaxy S24 Ultra é um smartphone caro: começa nos 1499 € em Portugal. Por isso, posso desde já dizer-te que se tens um S23 Ultra, continuas muito bem servido. Agora se tens um modelo mais antigo ou estás simplesmente à procura de um novo topo de gama, parece-me que estar aqui um smartphone Android que deves considerar muito seriamente.
Não seria de esperar outra coisa de uma marca como a Samsung a ‘esta altura do campeonato'. Apesar de ter muitas semelhanças face ao antecessor, com as mudanças estéticas sinto que estou a usar um smartphone novo. E claro, ainda falta uma análise mais profunda à qualidade das primeiras fotografias tiradas pelo smartphone, a aposta na moldura em titânio e Inteligência Artificial. Vemo-nos na análise completa.