Preparem as carteiras: iPhone 15 Pro e 15 Pro Max podem ter preços mais altos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A próximo geração 15 do iPhone deverá chegar em setembro deste ano com a mesma estratégia de diferenciação entre modelos Pro e modelos base.

O rumor mais recente sobre a série dá conta de que os equipamentos mais avançados podem chegar com um preço mais elevado do que o habitual. E há uma razão para isso…

iPhone 15 Pro e 15 Pro Max com preços mais elevados justificados pelas atualizações

iPhone 14 Pro
Em Portugal, o preço do iPhone 14 Pro começa nos 1.349 euros Crédito@Apple

Em meados de setembro, mais uma vez, a Apple irá realizar um evento, rodeado de pompa e circunstância, para revelar a sua próxima geração do seu smartphone icónico. São muitos os rumores em volta desta série e o mais recente refere-se ao preço com que os terminais podem chegar ao mercado.

Segundo Jeff Pu, analista da empresa Haitong International Securities, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão chegar com um preço inicial mais elevado do que os seus antecessores. O mesmo analista avança que a razão para isso acontecer fica a dever-se a todas as atualizações que os modelos vão apresentar.

Recorde-se que é esperado que ambos os terminais cheguem com uma estrutura de titânio, botões de estado sólido com feedback tátil, sensor periscópio, mais memória RAM e o novo processador A17 Bionic – chip que será, em princípio, já baseado no processo de 3 nm da TSMC.

Na verdade, esta é uma estratégia que não é novidade para os seguidores da marca de Cupertino. Nas últimas gerações do iPhone, a Apple foi já obrigada a aumentar o preço dos modelos, em alguns países, devido às flutuações da moeda local.

Mas parece que agora vai aplicar esta medida também no seu país de origem. Dizem os especialistas que a principal razão para isso acontecer relaciona-se com as taxas de inflação nos Estados Unidos da América.

Não há previsões para os preços do iPhone 15 e 15 Plus

De forma a manter as suas margens de lucro e também para suportar os custos de produção de todos estes novos componentes, a empresa de Tim Cook poderá ter de aumentar o preço final de venda ao público, pelo menos dos modelos mais avançados do iPhone 15.

Saliente-se que os especialistas não esclarecem sobre se também os terminais base – iPhone 15 e 15 Plus – vão sofrer um aumento nos seus preços iniciais.

De qualquer forma, é quase certo que existindo um aumento de preços nos Estados Unidos da América, esse mesmo aumento irá refletir-se no mercado europeu. Aliás, desde sempre que a Apple praticou preços mais elevados na Europa por uma questão de logística.

Acrescente-se a isto a inflação e os impostos europeus e, efetivamente, a única solução é a Apple aumentar os preços iniciais dos modelos neste mercado em específico.

Quanto a valores, nenhum dos especialistas de mercado avançou com uma possível previsão, infelizmente.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt