Samsung explica como os seus smartphones fotografam a Lua

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Recentemente gerou-se uma nova discussão sobre os métodos utilizados pela Samsung para captar fotografias da Lua. Após serem levantadas dúvidas sobre o funcionamento das câmaras dos seus smartphones neste cenário, a empresa veio explicar os métodos usados.

Com efeito, os smartphones Samsung Galaxy contam, desde o lançamento do Galaxy S10, com a funcionalidade chamada Otimização de Cena. Trata-se de uma opção potenciada por mecanismos de Inteligência Artificial que permite a captura de fotografias da Lua de alta resolução.

Otimização de Cena é potenciada por IA e entrega fotos da Lua com alta resolução

Tal como a Samsung explica na sua página, ela compromete-se a proporcionar a melhor experiência do mercado na utilização das suas câmaras. E um dos principais motores disso é a funcionalidade Otimização de Cena, parte importante do tão falado Space Zoom.

Samsung Galaxy S23 Ultra

É importante apontar que esta é uma opção que os utilizadores poderão desativar sempre que o desejarem. Para isso, basta irem às definições da câmara do seu smartphone Samsung Galaxy e desativar a opção Otimização de Cena.

Em suma, é a opção que permite aos utilizadores tirarem fotografias detalhadas da Lua, socorrendo-se do zoom de 100 vezes dos modelos Ultra. Tal como a empresa sublinha, não existe numa sobreposição de imagens nos resultados tal como se verificou com os smartphones da Huawei.

No caso da Samsung, esta conta com um mecanismo capaz de reconhecer a Lua como um objeto. Quando tal se verificar, são aplicados vários mecanismos de Inteligência Artificial que permitem melhorar os seus detalhes e proporcionar imagens com grande qualidade.

A opção Super Resolução é imprescindível

Aqui entra em ação também o mecanismo Super Resolução que sintetiza mais de 10 imagens tiradas com zoom de 25 vezes e acima. Neste alcance, é necessário um esforço redobrado para a redução do ruído digital da imagem e para enaltecer os seus detalhes.

Samsung

Com efeito, o Otimizador de Cena e o Super Resolução trabalham em conjunto sobrepondo múltiplos fotogramas sempre que a Lua é detetada como objeto. O resultado é uma imagem brilhante e clara tal como já foi demonstrado.

O reconhecimento da Lua é feito tendo por base as suas várias fases e os detalhes inerentes. Para tal, são utilizadas imagens consoante a perspetiva que todos temos quando vemos a Lua da Terra.

Importa sublinhar que a Lua não será devidamente detetada caso o céu esteja enublado. Portanto, se sempre que queiras fotografar a Lua, escolhe uma altura com céu limpo para teres resultados épicos.

Já no que concerne ao brilho da imagem, também há um trabalho em segundo plano para que tudo seja perfeito. Sempre que a Lua for detetada, há um controlo do brilho do ecrã para que essa estrela seja apresentada de forma clara.

Samsung

Por exemplo, se o utilizador captar uma fotografia ao início da noite, o céu em redor da Lua ficará mais escuro que na realidade. O intuito é que a Lua surja mais destacada na imagem final.

Zoom Lock permite que todas as fotografias sejam épicas

Outro ponto importante é a funcionalidade Zoom Lock. Como o nome deixa a antever, trata-se de um mecanismo que permite que o foco da imagem esteja sempre no objeto desejado, neste caso a Lua.

Com a combinação das tecnologias OIS e VDIS, a Samsung pretende minimizar o desfoque da imagem provocado pelo movimento das mãos. O Zoom Lock será automaticamente ativado sempre que o utilizador focar a Lua por 1,5 segundos ou mais.

Para finalizar, a Samsung acrescenta que a opção Otimização de Cena está em constante evolução. O intuito é oferecer a melhor imagem possível da Lua.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.