Preço médio do iPhone 13 dispara após lançamento do iPhone 14, mas outros modelos caem a pique

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Counterpoint acaba de divulgar um novo relatório sobre o mercado de smartphones recondicionados e, sem surpresa, a Apple é também líder neste segmento.

Mas, curiosamente, desde o lançamento do iPhone 14, o preço médio de iPhone 13 recondicionados disparou. Em contrapartida, o preço de outros modelos mais antigos caiu a pique.

Mercado recondicionado: iPhone 13 com aumento de preço e iPhone 8 com a maior queda registada

Apple iPhone 13 Pro
O preço médio do iPhone 13 recondicionado teve um aumento na ordem dos 11% Crédito@Apple

A empresa Counterpoint acaba de divulgar um novo relatório sobre o mercado de smartphones recondicionados. Sem surpresa, a Apple é também líder neste segmento, mas os dados recolhidos são, de certa forma, surpreendentes.

De uma forma geral, os preços médios de modelos mais antigos recondicionados desceu, à exceção do iPhone 13. Este modelo, em formato recondicionado, registou um aumento no seu preço médio de cerca de 11%, desde o lançamento do novo iPhone 14.

No entanto, os restantes modelos da Apple presentes neste relatório registaram todos uma descida no seu preço médio. O iPhone 12 está 10% mais barato, o iPhone 11 cerca de 15% e a série X teve uma descida de 23%.

Mas a redução mais significativa no preço médio em formato recondicionado foi registada pelo iPhone 8 que teve uma descida de 38%.

Outra das conclusões da empresa Counterpoint é que os modelos Pro com 5G recondicionados estão a registar um aumento na sua procura. Tal significa que, neste momento, o suporte para comunicações 5G pode fazer toda a diferença, na altura de trocar de smartphones.

A mesma empresa avança que os modelos recondicionados com 5G estão a registar uma forte procura porque os utilizadores preferem poupar no equipamento e gastar mais em planos de assinatura 5G mais caros.

iPhone 13 versus iPhone 14

Uma das surpresas deste relatório foi o aumento do preço médio do iPhone 13 recondicionado que fica a dever-se a uma maior procura por este modelo. Uma das razões para isso acontecer, avança a Counterpoint, é o facto de o iPhone 14 não se diferenciar de forma significativa do seu antecessor.

Por essa razão, os utilizadores estão a optar por comprar um iPhone 13 Pro ou 13 Pro Max recondicionado. Obtêm praticamente o mesmo desempenho, por um custo mais acessível.

Recorde-se que o iPhone 14 não está equipado com o chip A16 Bionic, nem tem os novos recursos Dynamic Island ou Crash Detection. Mas a empresa vai ainda mais longe e afirma que os utilizadores não estão a dar muita importância a esta duas funcionalidades, na altura de comprar um iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt