Preço da PlayStation 5 deverá baixar nos próximos meses, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A 12 de novembro de 2020 a consola Sony PlayStation 5 chegaria aos mercados internacionais com o mais alto preço de venda ao público até à data. Entretanto, o seu preço não ficou mais agradável, bem pelo contrário aliás, com o ano de 2022 a começar com uma subida considerável do valor pedido por cada PS5.

Felizmente, correm já vários rumores que apontam a descida, em breve, do seu preço de venda ao público. Apesar do clima de inflação e temor perante o setor bancário que se sente, é possível que o preço da PS5 venha a baixar num futuro próximo. Para tal contribuirão mormente duas razões, uma linha de produção robusta e os primeiros vislumbres de uma PlayStation 5 Pro.

Preço da PS5 deverá baixar no decurso dos próximos meses

Sony PS5

Tendo chegado ao mercado por 399 dólares / euros em novembro de 2020 para a edição digital e 499 dólares / euros para a versão com leitor Blu-Ray, a PS5 nunca foi barata. Encontrar uma unidade em loja foi uma autêntica saga e mais recentemente o seu preço revisto em alta terá afastado alguns compradores mais indecisos.

Entretanto, com a crise de escassez de componentes resolvida e a distribuição normal da consola aparentemente regulada, é muito provável que o seu preço venha baixar no decurso dos próximos meses. Estas são as previsões da publicação Gaming Bible, apontando como certa a chegada da PS5 Pro num futuro próximo.

No mesmo sentido aponta também a publicação Trusted Reviews, dando conta da ligeira redução de preço da consola no Reino Unido. Aí, a PS5 já pode ser encontrada, no formato bundle com o jogo God of War Ragnarök por 499 libras na sua versão com leitor de discos. Note-se que até há pouco tempo o seu preço estava nas 539 libras.

Temos já uma PS5 Pro no horizonte?

Dual Sense

A primeira vaga de descontos não se ficará pelo preço da consola, nem pelos jogos incluídos em bundle. Ao que tudo indica, também se aplicará aos comandos DualSense que terão, finalmente, algumas promoções e pacotes mais apelativos na sua compra.

O mesmo se deverá aplicar, aliás, aos demais acessórios oficiais da PlayStation 5. Posto isto, a possibilidade de a Sony estar a "fazer espaço" para um próximo lançamento não é de todo inimaginável, ainda que considere ser cedo para uma PS5.

Existem fortes probabilidades, note-se, de a PlayStation 5 Pro estar atualmente em desenvolvimento. Aliás, acredito que assim seja e que a iniciativa, a existir, seja efetivamente uma das prioritárias no seio da Sony. Porém, creio que ainda se passem alguns anos até à próxima geração chegar às lojas.

Seja como for, continuaremos atentos aos ventos de mudança e possíveis fugas de informação da PS5 Pro.

#PlayStation 5 Pro in development and coming in 2024, after the detachable disc #PS5 model🚀“This is just the beginning of new hardware coming to PlayStation users this generation” @InsiderGamingIG sources😎PS6 likely coming 2028🎮Source: https://t.co/oudnWotdjG pic.twitter.com/5mZQYDD9iR

— Rino (@RinoTheBouncer) 14 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.