TikTok aperta as regras de utilização na Europa, eis o que muda!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social TikTok vem agora apertar as suas regras de utilização na Europa. Mais concretamente, com a atualização das suas Community Guidelines visa assim reforçar segurança da comunidade e promover uma utilização mais responsável.

Tal como afirma a própria rede social chinesa, tendo como base a defesa dos direitos humanos e alinhados com os quadros jurídicos internacionais, o TikTok atualizou as suas Community Guidelines. Agora, cumpre saber exatamente aquilo que muda.

Alterações graduais mas significativas às Diretivas de Comunidade no TikTok

TikTok

As novidades refletem-se no âmbito da moderação do conteúdo, proteção da dignidade dos seus criadores e estabelecimento de um compromisso entre a liberdade de expressão e a segurança.Estas atualizações vão entrar em vigor a 21 de abril.

Ao longo dos próximos meses, todos os moderadores de conteúdos da plataforma vão receber informação adicional para aplicar de forma eficaz cada uma destas regras e normas. Isto à medida que forem sendo aplicadas. De acordo com cada área temática, reestruturaram a forma como organizam as regras no TikTok.

Esta é a nova postura tripartida do TikTok

Neste sentido, a comunidade poderá ter acesso a todas as regras e pormenores sobre cada uma delas. Assim, conhecendo as suas definições e permissões. Foram ainda definidos quatros pilares da abordagem à moderação:

  • Remover conteúdos violentos
  • Restringir o conteúdo com limite de idade para ser visto apenas por adultos (este também deverá obedecer às Community Guidelines)
  • Tornar o conteúdo inelegível para recomendação no feed “For You” que não seja apropriado para um público alargado;
  • Dotar a nossa comunidade de ferramentas e recursos de informação que lhes permitam manter o total controlo da sua experiência.

Plataforma social redefine alguns dos seus Princípios Comunitários

O TikTok contactou mais de 100 organizações em todo o mundo e membros da comunidade visando reforçar a resposta a potenciais ameaças e danos. Estas informações serão disponibilizadas a qualquer utilizador.

A propósito, algumas das alterações nos Princípios Comunitários foram:

  • Novas regras para a forma como tratam os produtores de conteúdo que utilizam Inteligência Artificial, como Bots
  • Reforçar o sentido de 'tribo' enquanto atributo de proteção contra o discurso de ódio e nas políticas de comportamento odioso;
  • Detalhes sobre o trabalho de proteção da integridade cívica e eleitoral, incluindo a abordagem às contas governamentais, políticas e partidos políticos.

A atualização das Community Guidelines estende-se ainda à estratégia de aplicação de lei:

  • Partilhando mais informação sobre as decisões face a contas que violam as regras e esclarecendo que não permitem a utilização de múltiplas contas. Isto de modo a contornar intencionalmente as nossas regras ou a sua aplicação.
  • Explicando as considerações que têm em conta quando aplicamos as nossas regras com base no interesse público.
  • Incluindo mais pormenores sobre a forma como usam rótulos informativos, avisos, e ecrãs de call to action.

Em suma, o TikTok visa gradualmente apaziguar o legislador europeu, ao mesmo tempo que introduz algum tipo de moderação aos conteúdos da sua plataforma. É, efetivamente, um início, um primeiro passo rumo a uma plataforma social mais madura.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.