OPPO reduzirá operações na Europa devido às condições de mercado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A OPPO é uma das maiores fabricantes chinesas da atualidade. Aliás, sob a sua alçada agrega também a OnePlus e a Realme, marcas bem conhecidas do consumidor europeu. Porém, esta mesma OPPO deverá, em breve, reduzir as suas operações na Europa.

A semana começa com vários relatos, de fontes fidedignas, a dar conta da saída da gigante chinesa dos seus centros de operações na Alemanha e no Reino Unidos. Em causa estarão as condições adversas no mercado da Europa, a surtir efeito já em 2023.

Não obstante, a fabricante sediada na China deverá manter alguns trabalhadores para dar conta das operações básicas no nosso continente. Note-se, porém, que esta reestruturação surtirá efeito a partir da segunda metade de 2023 conforme os relatos.

OPPO deve reduzir a sua presença no mercado da Europa

OPPO Find N2 Flip

Os custos de venda, as margens de lucro escassas, a retração do mercado na Europa, a inflação que se faz sentir, a crise do setor bancário que pode assumir proporções globais, entre outros fatores. Tudo isto terá contribuído para a decisão de redução das operações pela OPPO na Europa.

Assim sendo, escassos anos após ter entrado em força no mercado europeu, coincidindo com o início da crise da COVID-19, a OPPO pode agora estar em vias de sair da Europa. A isto somando a diminuição do poder de compra do consumidor europeu (e o que dizer do consumidor português), terá também afetado a rentabilidade da empresa neste mercado ocidental.

Mercado de smartphones contraiu 17% na Europa, aponta a Counterpoint Research

OPPO Find N2 Flip

A decisão da OPPO em reduzir as operações na Europa estará intimamente ligada à contração de mercado. A propósito, tomem-se os dados da agência Counterpoint Research, dando conta da diminuição acentuada nas vendas de smartphones em 2022.

Mais concretamente, segundo os dados da agência supracitada, 2022 foi o pior ano para a venda de smartphones desde 2012. Aliás, a tendência terá sido pior ainda no quarto e último trimestre de 2022, período em que o volume de vendas da OPPO terá caído 39% face aos valores registados no período homólogo de 2021.

Em suma, ter-se-á reunido uma conjetura particularmente desfavorável neste mercado de telemóveis e dispositivos móveis, afetando particularmente a OPPO. A fabricante chinesa não foi a única a ser afetada, mas estará agora a repensar a sua presença europeia.

Procura por smartphones diminui na Europa

OPPO Find N2 Flip

Fatores como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a inflação de mercado, a crise do setor bancário, além dos altos custos de operação na Europa terão também provocado esta retração da OPPO. Perante um declínio nas vendas e as condições adversas de mercado esta terá sido a decisão economicamente mais razoável.

Ainda assim, a OPPO permanece empenhada com o mercado da Europa, mesmo que a sua presença possa vir a ser mais discreta. A marca lançou recentemente o smartphone dobrável OPPO Find N2 Flip, um dos mais cativantes telemóveis dobráveis da atualidade.

Adicionalmente, a empresa mostrou vários dos seus produtos e tecnologias na edição deste ano da Mobile World Congress em Barcelona.

OPPO também enfrenta a Nokia em conflito de patentes na Europa

Update: There will be an official statement from OPPO/OnePlus soon!Right now only Germany, France, UK and Netherlands will close down. For the rest of Europe it is unknown at this point. https://t.co/qENykHpRUJ

— Max Jambor (@MaxJmb) 27 de março de 2023

A Nokia lançou mão das instâncias judiciais para acusar a OPPO de violação de patentes em várias nações europeias. Mais concretamente, na Finlândia, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Países Baixo, entre outras nações do mercado europeu.

As fabricantes de smartphones têm-se focado sobretudo na experiência e capacidades das suas câmaras fotográficas para captar novos consumidores. Porém, certo é que preço atual dos smartphones torna os topos de gama inalcançáveis para grande parte dos consumidores.

Poderá a resposta residir no valor acrescentado aos telemóveis mais baratos?

Por fim, a 4gnews já contactou a OPPO Portugal no sentido de apurar o impacto desta retração nos consumidores portugueses. Até à data de redação deste artigo, contudo, não obtivemos uma resposta mais detalhada.

Resposta da OPPO Portugal

"A OPPO e a OnePlus estão empenhadas em todos os mercados europeus existentes. Tivemos um grande início de 2023 com o lançamento bem-sucedido de vários produtos na Europa e temos uma linha de futuros produtos para o resto do ano. Como sempre, a OPPO e a OnePlus continuarão a fornecer os produtos mais inovadores e o melhor serviço aos utilizadores".

I can confirm: OPPO and OnePlus are pulling out of Europe. First to leave are Germany, UK, France and Netherlands.

— Max Jambor (@MaxJmb) 27 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.