Será que os portugueses compram algo quando têm de comprar, ou tendencialmente esperam pelas promoções? O mais recente estudo Google Consumer Survey, realizado em Portugal revela dados bem interessantes.
Segundo este estudo, 44% dos consumidores dizem que vão esperar pelas promoções. Já 25% responderam que tencionam planear as compras com antecedência, o que sinaliza que as campanhas de marketing, para a temporada que se avizinha, podem acontecer mais cedo.
1 em cada 3 dos inquiridos pondera gastar até 300 € na Black Friday
Outro pormenor é que um em cada 3 inquiridos pondera gastar até 300 euros na Black Friday deste ano. O inquérito foi realizado em setembro de 2024 e agora revelado, numa altura em que a Amazon também teve a sua Festa de Ofertas Prime.
Vem aí o Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro, que se prolonga depois até ao início do ano seguinte com a Black Friday, Cyber Monday, Natal e Saldos. O inquérito revela que 36% dos consumidores inquiridos ponderam comprar na Black Friday, dos quais 8% têm a certeza que comprarão.
50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico
Um pormenor interessante é que 50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico para efetuar as suas compras. São os Saldos e a Black Friday a ocupar os primeiros dois lugares em destaque.
O Prime Day este ano já registou mais intenção de compra do que a Cyber Monday (7% vs 6%, respetivamente). Ou seja, os portugueses já olham para esta data como mais importante para fazer compras a melhores preços.
Outro facto do inquérito é que 67% dos residentes no país que compram online, compram em sites internacionais. Ou seja, existe aqui uma oportunidade para as marcas nacionais captarem a atenção dos consumidores no futuro.
Os resultados Google Consumer Survey resultam de 1070 entrevistas feitas em Portugal em setembro de 2024.