Portugueses esperam pelas promoções para comprar? Vê o que diz a Google

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Será que os portugueses compram algo quando têm de comprar, ou tendencialmente esperam pelas promoções? O mais recente estudo Google Consumer Survey, realizado em Portugal revela dados bem interessantes.

Segundo este estudo, 44% dos consumidores dizem que vão esperar pelas promoções. Já 25% responderam que tencionam planear as compras com antecedência, o que sinaliza que as campanhas de marketing, para a temporada que se avizinha, podem acontecer mais cedo.

1 em cada 3 dos inquiridos pondera gastar até 300 € na Black Friday

Outro pormenor é que um em cada 3 inquiridos pondera gastar até 300 euros na Black Friday deste ano. O inquérito foi realizado em setembro de 2024 e agora revelado, numa altura em que a Amazon também teve a sua Festa de Ofertas Prime.

Vem aí o Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro, que se prolonga depois até ao início do ano seguinte com a Black Friday, Cyber Monday, Natal e Saldos. O inquérito revela que 36% dos consumidores inquiridos ponderam comprar na Black Friday, dos quais 8% têm a certeza que comprarão.

encomendas

50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico

Um pormenor interessante é que 50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico para efetuar as suas compras. São os Saldos e a Black Friday a ocupar os primeiros dois lugares em destaque.

O Prime Day este ano já registou mais intenção de compra do que a Cyber Monday (7% vs 6%, respetivamente). Ou seja, os portugueses já olham para esta data como mais importante para fazer compras a melhores preços.

Outro facto do inquérito é que 67% dos residentes no país que compram online, compram em sites internacionais. Ou seja, existe aqui uma oportunidade para as marcas nacionais captarem a atenção dos consumidores no futuro.

Os resultados Google Consumer Survey resultam de 1070 entrevistas feitas em Portugal em setembro de 2024.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.