Porque é que os smartphones dobráveis são tão caros? A OPPO explica

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones dobráveis são um assunto complexo no mercado de equipamentos móveis, sobretudo devido ao facto de os seus preços elevados os posicionarem no segmento premium.

Cada vez mais marcas estão a entrar neste setor e a IDC até prevê um crescimento deste mercado. No entanto, a maioria dos utilizadores interroga-se sobre a razão de o preço final ser habitualmente elevado. A OPPO veio dar a sua explicação.

OPPO explica a razão do preço elevado dos smartphones dobráveis

OPPO Find N2 Flip
O OPPO Find N2 Flip foi o primeiro smartphone dobrável que a marca lançou a nível global Crédito@OPPO

Os smartphones dobráveis são dos terminais mais caros que estão disponíveis no mercado. Chegam mesmo a ter um custo superior a alguns modelos convencionais que exibem especificações mais avançadas.

E, por muitas novas marcas que entrem neste segmento, o preço final de venda ao público deste tipo de equipamentos não desce. Em algum momento, já todos os utilizadores se interrogaram sobre a razão para este custo elevado.

E agora a OPPO veio explicar o porquê. Pelo menos, esclareceu a razão pela qual a OPPO não pratica preços mais acessíveis.

De acordo com Billy Zhang, vice-presidente de vendas e serviços da marca, a OPPO não está disposta a comprometer a qualidade dos seus dobráveis para oferecer um custo mais baixo.

Explica o alto responsável que os materiais, o hardware e o know-how em engenharia necessários para desenvolver um equipamento deste género representam custos significativamente mais elevados que os utilizados em modelos convencionais com recursos semelhantes ou superiores.

Billy Zhang fornece até um exemplo concreto. Um ecrã dobrável exige um design completamente diferente do processador. Tudo para não comprometer a qualidade do ecrã ou o desempenho do processador. Resultado: o custo dos materiais e de produção é superior.

Aumento das vendas nos smartphones dobráveis pode reduzir preço dos equipamentos

O mesmo responsável salienta que um aumento nas vendas dos smartphones dobráveis levaria a uma redução dos preços no mercado, mas ainda vai demorar algum tempo até tal acontecer.

Zhang acaba o esclarecimento a enfatizar que a OPPO tem como prioridade a experiência do utilizador quando desenvolve produtos. Por essa razão, não vai comprometer os seus padrões de qualidade para conseguir fornecer preços mais acessíveis nos seus smartphones dobráveis.

Recorde-se que recentemente a OPPO lançou, pela primeira vez, um smartphone a nível global. O Find N2 Flip chegou equipado com o chip MediaTek Dimensity 9000+ emparelhado com e até 16 GB de memória RAM e de até 512 GB de armazenamento interno.

O dobrável conta ainda com um ecrã principal AMOLED de 6,8 polegadas com uma resolução de 2520x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz; já o ecrã secundário de 3,26 polegadas fornece uma resolução de 720x382 pixéis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt