Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

6 pontos essenciais a considerar na escolha de um smartwatch

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é difícil escolher um smartwatch que responda da melhor maneira às necessidades do nosso estilo de vida.

Para ajudar a filtrar toda a oferta, deixamos aqui os pontos que deves ter em conta no momento em que vais comprar um wearable e alguns bons modelos de topo que estão agora disponíveis no mercado.

1. Sistema operativo

Em primeiro lugar, qual o sistema operativo que o smartwatch tem. Este ponto é crucial para avaliar a compatibilidade com os smartphones e aplicações. Tens de garantir que o smartwatch escolhido tem compatibilidade com o teu smartphone para que possas emparelhar os dois equipamentos e desfrutar de todas as funcionalidades.

2. Autonomia

Outro ponto a considerar é a autonomia de bateria. Um smartwatch é para usar no exterior e quando estás em movimento, logo deve ter autonomia para te acompanhar durante o máximo de tempo possível. Verifica a autonomia fornecida para utilização de smartwatch e para quando o GPS está ativado. Geralmente, a primeira será de dias enquanto a segunda será em horas, visto que a funcionalidade GPS é um dos elementos que mais consome bateria.

3. Resistência à água

Para os utilizadores que praticam atividades aquáticas, como natação, é importante assegurar que a resistência à água fornecida é suficiente para o wearable ser usado nessas ocasiões.

4. Integração de GPS

A integração de GPS, não sendo crucial, é uma funcionalidade importante. Tudo porque smartwatches equipados com este recurso fornecem uma localização geográficas e métricas recolhidas da prática de desporto mais precisas.

5. Troca de bracelete

Tem também em conta se o smartwatch permite a troca de bracelete. As pulseiras costumam ser resistentes, mas registam sempre as marcas de uma utilização prolongada no tempo. Por outro lado, podes querer mudar de bracelete para uma que seja mais confortável de usar.

6. Recursos

Garante que o teu smartwatch tem nos modos integrados de desporto, a atividade física que mais praticas. Tendo em conta que os modelos disponíveis do mercado contam com dezenas de exercícios, não deverá ser difícil.

Por último, vê quais os recursos de saúde que mais te interessam ter. Habitualmente, estes equipamentos contam com monitorização do batimento cardíaco, dos níveis de oxigénio no sangue, dos níveis de stress e da qualidade do sono. Agora muitos contam também com monitorização de saúde feminina que pode ser útil para as senhoras.

Os melhores smartwatches de topo atualmente disponíveis no mercado

Google Pixel Watch

Imagem do Google Pixel Watch

Ecrã: 1,2 polegadas

Peso: 36 gramas

Localização: GPS, GLONASS, GALILEO, BDS

Conectividade: Comunicações 4G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0

Sistema operativo: WearOS

Funções extra: Carteira virtual Google para pagamentos sem contacto, contagem das calorias queimadas, integração com Google Assistant e Maps

Apple Watch Ultra

Imagem Apple Watch Ultra

Ecrã: 1,92 polegadas

Peso: 61,3 gramas

Localização: GPS, GLONASS, GALILEO, BDS

Conectividade: Comunicações 4G, Wi-Fi, Bluetooth 5.3

Sistema operativo: watchOS 9.4

Funções extra: Funcionalidade Always-On-Display, resistência à água de até 100 metros, sensor de temperatura da pele, deteção de queda e acidente, botão personalizável para acesso rápido a recursos

Huawei Watch Ultimate

Huawei Watch Ultimate

Ecrã: 1,5 polegadas

Peso: 76 gramas

Localização: GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, QZSS

Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 5.2

Sistema operativo: HarmonyOS 3.0

Funções extra: Resistência à água de até 100 metros, Tecnologia Intelligent Outdoor Power Management para uso otimizado da bateria, modo Expedição

Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Imagem do Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Ecrã: 1,5 polegadas

Peso: 76 gramas

Localização: GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, QZSS

Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 5.2

Sistema operativo: HarmonyOS 3.0

Funções extra: Resistência à água de até 100 metros, Tecnologia Intelligent Outdoor Power Management para uso otimizado da bateria, modo Expedição

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt