Pombal instala rega inteligente 5G da NOS em Pombal com poupança que impressiona

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS continua a dar cartas no que à implementação relevante do 5G diz respeito. Em Pombal, o município vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, que permite poupar até 30% de água e energia, em dois jardins públicos da cidade.

Para fazer face ao período de seca, que já foi classificado pelo IPMA como o ano mais seco de que há registo, esta implementação chega ao Jardim do Cardal e Jardim do Vale na cidade.

Poupança de 30% de água e energia com rega inteligente 5G da NOS

Este serviço de Rega Inteligente da NOS dispõe de um conjunto de soluções que recolhem informação detalhada do consumo de água e do estado das plantas, permitindo efetuar uma gestão mais eficiente, remota e real-time dos espaços verdes.

A plataforma de gestão vai analisar informações meteorológicas provenientes de fontes de previsão online, e detetar os períodos ótimos de irrigação e ajusta a quantidade de água utilizada na rega com base nas necessidades hídricas do terreno, prevenindo, assim, consumos acima do necessário e maximizando os recursos.

Instalação permite ligação de vários dispositivos sem necessidade de fios

De realçar que instalação permite a ligação de um grande volume de dispositivos sem necessidade de fios ou cabos, sendo por isso mais simples e de menor custo. Além disso, o 5G assegura uma maior fiabilidade de todo o processo, podendo toda a monitorização e gestão ser feita remotamente, através do computador ou APP.

“Num ano em que a precipitação acumulada foi cerca de metade do valor médio verificado nos últimos anos, a tecnologia e o 5G podem ser aliados das regiões para poupar água. Através de sistemas mais eficientes é possível reduzir perdas de água provenientes de fugas ou mau funcionamento e otimizar os períodos de rega”, afirma Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS.

Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, refere que “este é mais um projeto inovador integrado na nossa estratégia de aproveitarmos o potencial das novas tecnologias para melhorar o desempenho dos nossos serviços e tornarmos Pombal um território cada vez mais moderno e inteligente”.

A NOS destaca ainda que estas soluções atingem o seu máximo potencial através da velocidade ultrarrápida, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade oferecidas pela nova geração de comunicações móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Design do novo iPad é revelado por fabricante de capas antes do lançamento
  • Samsung Odyssey Ark: incrível monitor gaming de 55'' chega a Portugal. Vê o preço!
  • Nothing Ear (stick): novo produto já tem data de apresentação oficial
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.