PlayStation Portal é a nova 'consola portátil' da Sony

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Em maio passado, a Sony deu a conhecer um novo produto ao qual chamou Project Q, visto como a nova consola portátil da nipónica. Agora, temos a apresentação oficial desse produto que chegará ainda este ano ao mercado como PlayStation Portal.

Este será um dispositivo que visa dar a todos os jogadores uma liberdade que até agora não existia. O conceito é que possam jogar os seus jogos em qualquer local, levando a experiência da sua PlayStation 5 para a palma da mão.

PlayStation Portal é um dispositivo portátil pensado para quem tem uma PS5

Não podemos olhar para o PlayStation Portal como uma consola portátil em todo o sentido da palavra. Embora permita que jogues jogos em qualquer local, não poderás jogar qualquer jogo nesta consola.

PlayStation Portal

A PlayStation Portal correrá apenas os jogos que já tenhas instalados na tua PlayStation 5. Isto significa que o serviço de cloud incluído no PlayStation Plus Premium não será suportado por este produto, nem os jogos do PS VR2.

Em suma, o PlayStation Portal funcionará como uma extensão da PS5. Servirá para levar os teus jogos para qualquer divisão da casa, deixando assim de estares constantemente preso ao local onde está instalada a consola.

O PlayStation Portal funcionará em locais com uma ligação Wi-Fi disponível com velocidades acima dos 5 Mbps. No entanto, a Sony recomenda uma ligação com velocidades de, pelo menos, 15 Mbps para uma experiência de jogo plena e sem sobressaltos.

Este dispositivo portátil não possui uma ligação Bluetooth, contando apenas com ligação Wi-Fi e PlayStation LInk. A última é uma tecnologia sem fios proprietária da Sony que oferece uma baixa latência para áudio sem perdas de qualidade e alternância entre dispositivos compatíveis.

PlayStation Portal

PlayStation Portal oferece um ecrã LCD de 8 polegadas

Olhando para as suas especificações, alguns pormenores ainda não foram esclarecidos. No entanto, a Sony confirmou a presença de um ecrã LCD de 8 polegadas com resolução Full-HD e uma taxa de atualização de 60 Hz.

Para um produto desenhado para o segmento gaming, esta taxa de atualização fica um pouco abaixo do esperado. A ladear o ecrã do PlayStation Portal temos controladores com a mesma disposição e funcionalidades do comando DualSense para a PS5.

Nota ainda para a presença de uma entrada USB-C, o jack de 3,5 mm e colunas posicionadas no topo. Outros pormenores técnicos deste produto deverão ser esclarecidos futuramente.

Resta apenas informar que o PlayStation Portal chegará às lojas por 219,99 €. A sua disponibilização acontecerá no final deste ano, ainda sem uma data concreta definida.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.