PlayStation 5: conhece todas as especificações da consola

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje, durante um evento digital, a Sony e o seu arquiteto Mark Cerny finalmente revelaram de forma oficial as especificações técnicas da PlayStation 5. Esta será a consola de próxima geração com lançamento previsto para a época festiva de 2020.

Características técnicas da PlayStation 5

  • Processador: AMD Zen 2 de 8 cores até 3.5 GHz (variável)
  • Placa gráfica: AMD RDNA 2 personalizada (10.28 Teraflops, 36 CUs a 2.23 GHz)
  • Armazenamento interno: SSD de 825 GB
  • Armazenamento externo: USB HDD
  • RAM: 16 GB GDDR6
  • Drive óptica: 4K UHD Blu-Ray

A PlayStation 5 irá continuar a ser alimentada por hardware da AMD, no processamento e na performance gráfica. O seu processador AMD Zen 2 atinge frequências variáveis até um máximo de 2.5 GHz.

Em relação à sua gráfica, a mesma possui capacidade para 10.28 Teraflops por segundo. Adicionalmente, a gráfica (feita à medida para a PlayStation 5), possui 36 unidades de computação com um máximo de 2.23 GHz de frequência.

É de destacar ainda a tecnologia "Ray-tracing". Esta técnica de renderização visual da luz em videojogos ajuda a conferir um aspeto mais realista aos gráficos. Podes ver um exemplo do Ray-tracing em ação no vídeo em baixo.

PlayStation 5 elevará a fasquia na velocidade de carregamento

Um dos grandes focos da PlayStation 5 é a velocidade com que carrega os jogos. Esta melhoria será possível, graças á opção por um disco SSD, que irá aumentar exponencialmente a velocidade da consola em todas as operações.

dzdz

Conforme demonstrado no evento, foi feita uma comparação com a PlayStation 4, onde a PS5 atinge velocidades superiores em largura de banda e tempo de carregamento. Isto já tinha sido demonstrado anteriormente com o jogo Spider-Man, onde a PS4 demorou 8 segundos a carregar alguns níveis, com a PS5 a fazê-lo em menos de 1 segundo.

Numa comparação mais direta, Mark Cerny afirma que enquanto a PS4 demora 20 segundos a carregar 1 GB de informação, a PS5 carrega 5 GB em 1 segundo apenas. Está visto que a PS5 será uma consola extremamente rápida.

Sony promete melhorias de áudio e resolução até 8K

Além das óbvias novidades na velocidade e performance, a Sony afirma que a PlayStation 5 será capaz de correr certos jogos até 8K, quando esse tipo de jogos estiver disponível. Adicionalmente, a PS5 irá suportar jogabilidade em 4K até 120 FPS.

No campo do áudio, a empresa revelou planos para adicionar áudio 3D, para uma experiência mais imersiva. Contudo, não ficou claro se estas serão melhorias que a empresa eventualmente fará com novas versões da mesma consola (como as PlayStation Slim) ou se o hardware já virá todo na PS5.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.