Pesquisa de imagens Google recebe nova interface com barra lateral

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google implementou uma nova alteração de interface para a sua plataforma de pesquisa de imagens. Afetando apenas os acessos em PC, a nova interface vai melhorar consideravelmente toda a experiência de utilização.

De facto, é difícil perceber porque é que demoraram tanto tempo para utilizar este tipo de interface. Agora, quando carregas numa das imagens presentes no resultado de pesquisa, vai abrir um painel lateral fixo onde é colocada a imagem, com várias informações adicionais e imagens relacionadas.

Uma alteração extremamente simples que devia ter sido implementada há muito tempo

É incrível, como uma implementação tão simples, consegue melhorar tanto a experiência de utilização. Com esta barra lateral fixa, vais poder continuar a explorar os resultados da pesquisa Google, mantendo a imagem selecionada sempre presente.

Até agora, isso era impossível. Quando selecionavas uma das imagens, abria as mesmas informações ocupando toda a largura da página. Mas, quando continuavas a explorar os resultados, a imagem acompanhava o scroll, acabando por desaparecer do ecrã.

O que vais poder encontrar na nova barra lateral

Ao que parece, a Google poderá ter implementado esta barra lateral a pensar nas compras online. Pelo menos, torna muito mais fácil a comparação de produtos/imagens.

Além disso, na barra lateral, foram integrados vários botões de destaque que tornam muito mais fácil descobrir informação sobre a imagem, e também interagir com a mesma.

Por baixo da imagem vais encontrar uma série de botões de partilha para as redes sociais, um botão para acederes ao site onde a imagem foi publicada. Dependendo do tipo de imagem, vais poder encontrar uma classificação por estrelas, ou também um botão para reproduzir vídeo.

Como já referi, terás também à disposição uma pequena descrição da imagem, seguida por uma lista de imagens relacionadas.

Esta não é a primeira implementação que tem como objetivo, melhorar a experiência de compras online. Não há muito tempo, a Google começou a oferecer aos seus utilizadores anúncios de produtos embebidos em imagens. Mas, estas implementações foram exclusivas para as plataformas móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aplicação Google Trips é a mais recente adição ao "cemitério da Google"
  • Adobe Premiere Rush CC para telemóveis torna-se mais profissional
  • Huawei é a maior marca na China e Xiaomi perde terreno, segundo relatório
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.