Partilhas conta na Netflix? Atenção ao novo aviso!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A partilha de contas em serviços de streaming como a Netflix é uma prática recorrente para muitos utilizadores. Uma vez que o plano mais caro permite que até quatro utilizadores possam ver conteúdos em simultâneo, são muitos os que dividem conta, acabando também por partilhar as despesas desta.

A pouco e pouco, a gigante do streaming quer acabar com estas práticas abusivas por parte dos utilizadores. Recorde-se que há alguns meses muito se falou nos termos de serviço da Netflix, onde já é explícito que as contas só devem usadas por pessoas que vivem na mesma residência.

Agora, a Netflix estendeu isso mesmo também aos avisos que envia aos utilizadores por email quando um novo dispositivo se liga à nossa conta. Como podes ver no exemplo abaixo, de março, não havia referência à questão de utilizadores da mesma residência.

Este era o antigo aviso enviado pela Netflix aos utilizadores
Este era o antigo aviso enviado pela Netflix aos utilizadores

No entanto, à data de hoje, se ligares um novo dispositivo a mensagem é diferente. A Netflix adicionou uma nova alínea onde se pode ler: “Recordamos que apenas permitimos que a sua conta seja usada pelas pessoas que vivem na sua residência”.

Este é o novo aviso enviado pela Netflix aos utilizadores

Verificar que os utilizadores não estão na mesma residência, não é algo propriamente difícil para Netflix, uma vez que os IP serão necessariamente diferentes. Em casos recorrentes, a Netflix pode em breve começar a atuar.

Recorde-se que há alguns meses partilhamos uma imagem (ver abaixo), onde a Netflix começou a enviar avisos destes para utilizadores nos Estados Unidos. Mas como a plataforma pede um código, os utilizadores podem simplesmente pedir ao dono da conta e continuar a utilizar.

Utilizadores ‘abusivos’ da Netflix já receberam avisos nos Estados Unidos
Utilizadores 'abusivos' da Netflix já receberam avisos nos Estados Unidos

A partilha de contas fora da mesma residência não é assim aconselhada pela Netflix, mas continua a ser uma realidade. Como será daqui a uns meses, é uma incógnita.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.