A partilha de contas em serviços de streaming como a Netflix é uma prática recorrente para muitos utilizadores. Uma vez que o plano mais caro permite que até quatro utilizadores possam ver conteúdos em simultâneo, são muitos os que dividem conta, acabando também por partilhar as despesas desta.
A pouco e pouco, a gigante do streaming quer acabar com estas práticas abusivas por parte dos utilizadores. Recorde-se que há alguns meses muito se falou nos termos de serviço da Netflix, onde já é explícito que as contas só devem usadas por pessoas que vivem na mesma residência.
Agora, a Netflix estendeu isso mesmo também aos avisos que envia aos utilizadores por email quando um novo dispositivo se liga à nossa conta. Como podes ver no exemplo abaixo, de março, não havia referência à questão de utilizadores da mesma residência.
No entanto, à data de hoje, se ligares um novo dispositivo a mensagem é diferente. A Netflix adicionou uma nova alínea onde se pode ler: “Recordamos que apenas permitimos que a sua conta seja usada pelas pessoas que vivem na sua residência”.
Verificar que os utilizadores não estão na mesma residência, não é algo propriamente difícil para Netflix, uma vez que os IP serão necessariamente diferentes. Em casos recorrentes, a Netflix pode em breve começar a atuar.
Recorde-se que há alguns meses partilhamos uma imagem (ver abaixo), onde a Netflix começou a enviar avisos destes para utilizadores nos Estados Unidos. Mas como a plataforma pede um código, os utilizadores podem simplesmente pedir ao dono da conta e continuar a utilizar.
A partilha de contas fora da mesma residência não é assim aconselhada pela Netflix, mas continua a ser uma realidade. Como será daqui a uns meses, é uma incógnita.
Editores 4gnews recomendam: