Partilhar na proximidade no Android ficará mais perto do AirDrop com esta novidade

Carlos Oliveira
Comentar

Uma das melhores funcionalidades lançadas pela Google no Android foi o Partilhar na proximidade. Este é um serviço de transferência de ficheiros que visa aproximar-se da conveniência dada aos utilizadores do iPhone com o AirDrop.

Para aproximar um pouco mais estes dois serviços de partilha de ficheiros, a Google tem uma nova carta na manga. Em breve, será possível associar a tua conta Google ao Partilhar na proximidade e assim facilitar a transferência de ficheiros entre os teus equipamentos.

Nearby Share's "self-share" mode will let you quickly share files to other devices signed into the same Google account without needing to approve the share. This hasn't rolled out yet from what I can see, but it's present in the latest version of Google Play Services. pic.twitter.com/wdtxoiE2oz

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 19 de abril de 2022

Partilhar na proximidade facilitará partilha de ficheiros entre dispositivos da mesma conta Google

Tal como acontece com o AirDrop, também o serviço Partilhar na proximidade terá como identificador principal uma conta Google. Isto irá facilitar o processo de partilha de ficheiros entre smartphones associados à mesma conta.

Nas definições do serviço, passará a vigorar uma opção que permitirá ativar a visibilidade do smartphone para todos os teus equipamentos. Assim deixará de ser obrigatório autorizar todas as transferências feitas pelo Partilhar na proximidade.

Com esta novidade, o serviço passará a acreditar todos os dispositivos associados à mesma conta Google. Assim, quando quiseres partilhar ficheiros entre os seus smartphones, a Google saberá automaticamente que aqueles equipamentos são confiáveis.

Atualmente, este serviço requer que o utilizador autorize qualquer transferência efetuada pelo Partilhar na proximidade. Ou seja, o recetor terá sempre de aprovar qualquer ficheiro que lhe seja enviado por outra pessoa através deste serviço.

Para dispositivos ligados a diferentes contas Google, essa aprovação continuará a ser necessária. O intuito da nova funcionalidade é abolir essa obrigatoriedade quando os ficheiros forem partilhados entre dispositivos da mesma pessoa.

Esta novidade já está a ser testada na última versão dos Google Play Services. Ainda não sabemos quando será oficialmente disponibilizada para todos os utilizadores, mas isso deverá acontecer brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.