Android 13 promete melhorar um aspeto vital do sistema operativo

Carlos Oliveira
Comentar

O Android 13 será apresentado oficialmente em maio durante a conferência Google I/O. Entretanto, as suas versões de teste deixam-nos pistas sobre algumas das novidades que a nova versão do sistema operativo deve introduzir.

A mais recente descoberta feita pela XDA Developers e dá conta da presença de um novo sistema de gestão das aplicações a correr em segundo plano. Com este novo mecanismo, a Google almeja reduzir o número de apps importantes encerradas nestas condições.

Android 13 vai melhorar o sistema que fecha apps em segundo plano

A nova funcionalidade que poderá integrar o Android 13 já integra o ChromeOS e pretende tomar melhores decisões na hora de fechar aplicações a correr em segundo plano. Esta opção encontra-se em fase de testes com resultados promissores, porém, tais experiências foram conduzidas em ambiente virtual.

Android 13

O intuito desta nova funcionalidade é evitar o encerramento daquelas aplicações que o utilizador usa com maior frequência. Deste modo, a Google almeja reduzir, por exemplo, a quantidade de notificações perdidas por esta razão.

Os resultados da fase preliminar de testes revelam 40% de maior disponibilidade do processador para correr aplicações e outras funcionalidades do sistema operativo. Verifica-se ainda uma redução de 18% na probabilidade de uma app importante para o utilizador ser fechada.

Com este novo sistema de gestão de apps em segundo plano, haverá uma menor probabilidade de uma app utilizada com frequência ser fechada enquanto estiver em segundo plano. Deste modo, estará sempre pronta quando o utilizador desejar voltar a utilizá-la.

Note-se que o Android costuma fechar aplicações em segundo plano para aumentar a autonomia do smartphone ou aliviar a pressão sobre o processador. Fazer uma gestão eficiente destes parâmetros não é fácil, mas a esperança é que o Android 13 possam ser mais eficaz graças a esta novidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.